Parceria entre secretarias, órgãos e voluntários tem papel decisivo no atendimento às famílias atingidas pelas chuvas

Publicado em: 30/11/2022 17:32 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Desde ontem (29), uma força tarefa foi estabelecida para dar máximo suporte a moradores das áreas mais afetadas pelas inundações. Sintonia e solidariedade marcaram um longo dia de trabalho nesta terça-feira

Diante do momento de adversidade gerado pelas fortes chuvas dos últimas dias, que produziram inundações em vários pontos do município – em especial nas regiões do Ribeirão do Tigre, Rio do Meio, Palmitalzinho, Monte Alegre, Campininha, Borda do Campo, Jardim Pinheiros, Itapira e Jardim São Pedro – uma força tarefa entre a Prefeitura de Quatro Barras (com atuação de várias secretarias municipais), órgãos e voluntários se estabeleceu para dar máximo suporte às centenas de pessoas atingidas.

Já pela manhã, o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo, e o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, uniram forças em busca de auxílio às famílias afetadas pelas inundações. Os prefeitos solicitaram apoio ao governador Ratinho Junior, que já disponibilizou suporte através da Defesa Civil do Estado do Paraná e do Corpo de Bombeiros.

De forma paralela, equipes do município foram a campo para prestar socorro e atendimento às famílias – muitas delas ilhadas diante do alto volume da água que chegou a cobrir pontes na área rural do município.

Foi aí que um trabalho conjunto ganhou força. Três barcos foram emprestados para prestar socorro aos moradores, que segundo o secretário de Meio Ambiente, Cariovaldo Ferreira Neto, foram decisivos no deslocamento de pessoas e envio de cestas básicas e água. Ele relatou, nesta manhã, todo o trabalho desenvolvido ao longo da terça-feira para levar ajuda a moradores situados em áreas críticas do município.

“Montamos realmente uma corrente. Os barcos fornecidos por voluntários (aqui destaco o morador Paulo Busnardo, o Sr. Osvaldo e a Defesa Civil de Pinhais), que disponibilizaram essas embarcações, foram fundamentais. Sem o auxílio dos barcos teríamos muita dificuldade para transportar moradores e levar cestas básicas e água às famílias necessitadas”, contou ele.

Outro relato fez menção a ações pontuais, de profissionais e voluntários, que tiveram papel importante nas medidas desta terça-feira. “Os guardas municipais Grein e Silva também foram decisivos na condução destes barcos, pilotando as embarcações, funcionando o dia inteiro como balsas para o deslocamento de moradores e mantimentos. Tivemos ainda o apoio do morador do Florestal, Giovani Kugchen (Thomaz), que adentrou com um caminhão guincho em áreas críticas de inundação, chegando a várias localidades. Foi uma força tarefa muito grande. Tivemos apoio da GM, do Conselho Tutelar, e de toda a equipe da Defesa Civil e do Meio Ambiente, várias pessoas imbuídas de amor ao próximo, numa parceria e sintonia extraordinárias”, disse Cariovaldo.

O secretário ainda citou outros apoios decisivos no atendimento às famílias, a exemplo da Secretaria de Infraestrutura e das Subprefeituras da Borda do Campo e do Jardim Menino Deus, que disponibilizaram máquinas e caminhões; a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, que forneceu cestas básicas e água; a Saúde, que disponibilizou ambulância; a Secretaria de Educação, que cedeu ônibus para o transporte de pessoas; além de vários colaboradores, essenciais para garantir celeridade no atendimento.

NÚMEROS – De acordo com boletim emitido nesta tarde (30) pela Secretaria de Meio Ambiente/Defesa Civil, 31 famílias foram atendidas, cerca de 97 pessoas. Elas tiveram que deixar suas casas e foram deslocadas para a residência de familiares. O boletim ainda informa que 217 pessoas foram afetadas indiretamente pela enxurrada, ficando sem abastecimento de água potável e energia elétrica.

PRÓXIMOS PASSOS - O volume de água nos rios já teve baixa nesta quarta-feira, o que representa uma boa notícia para moradores destas localidades. Cariovaldo disse que, mesmo assim, o trabalho hoje continuou e que as equipes também já formulam planos de ação para amanhã, já que as condições climáticas permanecem instáveis.

O prefeito Loreno Tolardo assinou nesta tarde (30) o Decreto nº 8995/22 que declara Situação de Emergência no município, a fim de agilizar e buscar apoio para as ações de resposta aos desastres, prestação de serviços à comunidade e reabilitação do cenário.

“As famílias estão tendo e terão todo o nosso apoio. Não temos medido esforços para mobilizar equipes, solicitar ajuda externa e planejar ações de atendimento e reconstrução. É um trabalho conjunto, essencial neste momento”, disse o prefeito.

Na terça-feira (29), o governador Ratinho Junior emitiu o Decreto Estadual nº 12691/22, que declara Situação de Emergência em áreas dos municípios atingidos, especialmente na região leste do Paraná, mobilizando equipes para atuação nestes locais.

DOAÇÕES – A Defesa Civil de Quatro Barras abriu uma campanha para arrecadação de donativos às famílias. Doações de roupas, roupas de cama, alimentos, material de higiene e limpeza, móveis, telhas, material de construção, entre outros itens, podem ser feitas diretamente na sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Dom Pedro II, nº 1900. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone: (41) 99649-0214.

ATENDIMENTO – A Prefeitura de Quatro Barras lembra que várias equipes das secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, Guarda Municipal, Infraestrutura, Subprefeituras, Desenvolvimento Social e Saúde realizam, neste momento, ações prioritárias para atendimento às comunidades atingidas. Por isso, pedimos a compreensão de todos, em caso de demandas nestas áreas.