• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Saúde convoca população para quarta dose da vacina contra a Covid-19

 

Publicado em: 28/11/2022 12:14 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Também estão disponíveis primeira, segunda e terceira dose

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Quatro Barras – exceto na área rural.  O público com mais de 18 anos, que recebeu a terceira dose há mais de 120 dias, já poderá ser imunizado contra a Covid-19 através da quarta dose da vacina. 

Para crianças de 6 meses e de até 2 anos, 11 meses e 29 dias (com comorbidades), já é possível realizar o agendamento para vacinação. 

As aplicações ocorrem das 9h às 16h, diariamente, nas UBS para a população acima de 12 anos (independente da dose).

Para os menores de 12 anos, a vacinação ocorre às quintas-feiras, porém, principalmente para as crianças de 3 anos recomenda-se a realização de contato direto junto à UBS de referência para a verificação de disponibilidade dos imunizantes.

Em todas as situações é indispensável a apresentação de documento com foto, CPF, carteira de vacinação e comprovante de residência.

OUTROS GRUPOS - Para quem ainda não tomou a primeira, a segunda e a terceira dose, a orientação é que compareça à UBS mais próxima e verifique a disponibilidade dos imunizantes.

INFORMAÇÕES - Esclarecimento de dúvidas, consulta ao cronograma de vacinação e mais informações estão disponíveis no telefone: (41) 3671-8800 – ramal 7722.

Confira a seguir imagens ilustrativas contendo todos os detalhes sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19, além dos contatos de cada UBS. 

CUIDADOS - A Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, formalizou na última terça-feira (22) um comunicado à população, observando novamente o aumento do número de registros de casos de Covid-19 no município e em todo o território nacional, com a orientação de que volta a ser ALTAMENTE RECOMENDÁVEL o uso de máscaras, distanciamento social e reforço aos hábitos de higiene, como lavar constantemente as mãos e o uso de álcool em gel.

A Prefeitura orienta que o paciente que apresentar sintomas gripais normais (tosse e dores no corpo) procure, inicialmente sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, a mais próxima de onde mora. Em casos de febres persistentes (temperatura igual ou superior a 38,5º), falta de ar e prostração intensa, dirija-se a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).  

Tais medidas também tendem a ajudar no controle de outras doenças virais, como a Meningite, Influenza e demais patologias transmissíveis que pelos mesmos protocolos podem ter sua circulação reduzida.

Na ocasião, é oportuno lembrar a importância DA VACINAÇÃO COM DOSES DE REFORÇO, as quais estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. 

Ainda que os casos registrados no momento sejam considerados de baixo risco, o aumento das taxas de transmissão do vírus culmina na elevação de demandas de atendimento no sistema público de saúde, gerando filas maiores nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e, consequentemente, aumentando ainda mais o tempo de espera de todos os pacientes. 

Ainda que após razoável período em que o município permaneceu sem nenhum caso de contaminação por coronavírus, com o surgimento de novos registros voltamos a atualizar a população sobre o quadro da pandemia por meio de boletins nos canais oficiais da Prefeitura. 

Contamos com a compreensão e colaboração de todos.