Público aplaude e se encanta com concerto musical “História do Choro”

Publicado em: 21/11/2022 16:09 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Apresentação comandada pelo bandolinista Daniel Migliavacca e pelos músicos Lucas Melo e Luís Rolim busca difundir o gênero e a história do choro em diferentes cidades e públicos

Quatro Barras recebeu na última sexta-feira (18) o consagrado concerto instrumental “História do Choro”, liderado pelo bandolinista Daniel Migliavacca, com participação dos músicos Lucas Melo (violão 7 cordas) e Luís Rolim (percussão).

Surgido no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, o Choro é um gênero da música popular brasileira. Quem compareceu ao auditório da Secretaria Municipal de Educação pôde ouvir e se encantar com um repertório variado, homenageando compositores icônicos do gênero, como Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Garoto, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Luperce Miranda, Jacob do Bandolim e chorões paranaenses, como o bandolinista Walter Scheibel.

Em meio à apresentação, Daniel narrou ao público momentos e músicos importantes para o Choro, traçando um panorama da história do gênero no Brasil. Difundir este legado da música brasileira é um dos objetivos do projeto capitaneado pelo músico, que prevê, ao todo, 15 apresentações gratuitas em cidades da Região Metropolitana e do interior. Quatro Barras foi o 13º município contemplado.

Além das apresentações, o projeto também busca difundir o Choro em meio às novas gerações. Justamente por isso, nas 15 cidades que integram o projeto, os músicos visitam uma escola municipal, para contar um pouco da história do gênero. “A maioria das cidades são pequenas, queríamos ir a cidades onde não tínhamos ido ainda, de levar a história do Choro a locais onde o gênero não é tão conhecido. E tem sido maravilhoso”, contou o bandolinista Daniel Migliavacca.

A recepção foi comemorada na Escola Municipal Devanira Ferreira Alves, onde os músicos foram recebidos na última sexta-feira (18). Eles interagiram diretamente com os alunos, falando sobre o gênero musical e demonstrando instrumentos, a exemplo do bandolim.

O projeto “História do Choro” faz parte do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, e possui o apoio da Copel. Em Quatro Barras, o evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude.