Com o objetivo de fazer controle de zoonoses, PetJoinha será lançado nesta quinta-feira (3)

Publicado em: 31/10/2022 17:09 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Para participar do projeto é preciso preencher um formulário de inscrição e ficar atento aos próximos passos

Agir no controle às zoonoses. Este é o propósito da Secretaria de Saúde de Quatro Barras ao lançar, nesta quinta-feira (3), o programa PetJoinha. Para inscrever seu amiguinho de quatro patas nesta iniciativa é necessário realizar um cadastro.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Dequeche, afirmou que a ideia é reduzir índices de mordeduras, além de evitar riscos de transmissão de doenças aos cidadãos. “A mordedura de animais é a principal estatística e causa da administração de vacinas antirrábicas, por exemplo”, frisou Juliana.

A ação será destinada a animais sob tutela de protetoras do município e também de famílias inscritas no CADÚNICO. O programa prevê acompanhamento no pré-operatório, a castração efetiva dos animais e orientações para o pós-operatório. Todos os animais atendidos também serão microchipados.

O prefeito Loreno Tolardo disse que as medidas visam o controle populacional de animais, e também estão relacionadas ao bem-estar destes animais e da população humana. “A castração é uma política bastante efetiva no controle populacional. Com isso, é possível reduzir o número de animais nas ruas, evitar mordeduras e ataques a humanos, além de reduzir a transmissão de doenças. São programas amplos e de efeito importante”, avaliou Tolardo.

INSCRIÇÃO - De acordo com o Programa Municipal de Controle de Zoonoses, para inscrever o seu cão ou gato no projeto PetJoinha, é preciso preencher alguns requisitos: ser morador de Quatro Barras, estar inscrito no programa CADÚNICO ou ser protetor animal. Para o cadastramento, não é necessário levar seu pet. O cadastro deve ser preenchido no link: https://forms.gle/uWLDvcKEn8uKMkiT7, ou diretamente no Departamento de Protocolo da Prefeitura de Quatro Barras. Informações por telefone: 3671-8800 / Ramal: 8863.

SERVIÇO:
Lançamento do Programa PetJoinha