Quatro Barras recebe 1º Festival do Morango Orgânico, com produção 100% local

Publicado em: 27/10/2022 09:51 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Evento quer fortalecer o cultivo da fruta e caminha para se tornar tradição

Chegou a época do ano favorita dos apaixonados pelo morango, talvez uma das frutas mais populares. Suculento, saboroso e cheio de benefícios para a saúde, o fruto ganha uma data especial para apreciação, consumo e comercialização.

No próximo sábado(29), Quatro Barras realiza o 1º Festival do Morango Orgânico. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e da Cooperativa Agropecuária (Coag) da cidade, com apoio do La Foglia – Café e Empório, e da rádio Graciosa FM.

O festival é motivo de confraternização entre famílias, de comemoração da produção e divulgação dos produtos, com produção 100% local. São várias delicias que o morango oferece: bolo, torta, doce, fruta e até espetinhos, entre outros. A iniciativa pioneira é promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) em conjunto com a Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras (COAG), com o apoio da Prefeitura.

A agricultora familiar, Andréa Bueno Silva, representa a 1ª Agroindústria Ecológica Sustentável de Quatro Barras, trabalhando há 10 anos com fruticultura. “Colhemos, processamos e comercializamos nossos produtos, do campo direto para mesa do consumidorAndréa fez questão de ressaltar a principal diferença do morango orgânico do convencional. “Os morangos orgânicos respeitam o meio ambiente em que estão inseridos, a fauna e a flora das propriedades e ou locais, onde os agricultores praticam o manejo.  No sistema orgânico, evitamos que a natureza e o meio ambiente sejam prejudicados”, explicou.

Ainda de acordo com a agricultora familiar, os alimentos orgânicos são superiores em qualidade, devido ao tratamento natural com o qual é cultivado, buscando preservar as propriedades”. Andréa também disse que, no caso do morango, “possui maior firmeza na polpa, maior densidade da cor vermelha e, consequentemente, maior qualidade nutritiva”, frisou.

O prefeito Loreno Tolardo reforça o convite para que o público compareça e prestigie o trabalho dos produtores locais. O cultivo do morango orgânico vem se fortalecendo no município e caminha para se tornar uma tradição, o que renderá no futuro, literalmente, os melhores frutos”, finalizou.

Serviço:

1º Festival do Morango Orgânico de Quatro Barras