Focada na preservação ambiental, Quatro Barras lançará projeto de coleta de óleo de cozinha

Publicado em: 25/10/2022 13:30

Cada litro de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água potável.

Conheça o Projeto EcoÓleo e confira as orientações corretas para fazer o descarte do óleo de cozinha!

> Os impactos do óleo

Quando despejado em pias e tanques, por exemplo, o óleo usado acaba indo parar na rede de tratamento de água, causando o entupimento de canos e tubulações e encarecendo o processo de tratamento.

Quando despejado em corpos de água ou no solo, o óleo prejudica a vida aquática, pois sua gordura não permite a entrada de luz e nem oxigênio, interrompendo o ciclo de vida naquele local. No solo, o óleo pode infertilizar a área e contaminar os lençóis freáticos.

> A solução

O projeto EcoÓleo é uma iniciativa da SMMAABEA para destinar corretamente o óleo vegetal pós uso. O projeto instalará gradativamente 16 pontos de coleta distribuídos em todo o município para destinar corretamente o óleo arrecadado.

Educação ambiental

As escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil do município serão pontos de coleta e ganharão materiais exclusivos para encantar e ensinar os alunos sobre a maneira correta de destinar o óleo. Além de ser um tema frequente nas atividades de professores dentro da sala de aula.

> Impacto financeiro

Além do lucro ambiental, o projeto também será uma contribuição para as escolas, já que a cada litro de óleo arrecadado, a empresa Biotech pagará R$2,00 - um recurso que poderá ser utilizado para melhorias e ações nas escolas.

> Empresa especializada

A coleta e destinação do óleo arrecadado será realizada pela empresa especializada e certificada Biotech, que atua no mercado desde 2015, dando uma destinação limpa para o óleo: o biodiesel.

> Lista de pontos de coleta

Confira abaixo a lista dos pontos de coleta que já estão em funcionamento no município:

• Escola Municipal Ernesto Milani - Rua 25 de Janeiro, nº 4403, no bairro Colônia Maria José.

* Materia publicada em 25 de outubro de 2022

O óleo de cozinha é indispensável no cotidiano de muitas famílias, mas caso não seja destinado corretamente pode tornar-se um grande problema ambiental. Pesquisas estimam que apenas 1 litro de óleo de cozinha tem potencial de contaminar 25 mil litros de água potável.

Preocupada com esta questão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal (SMMAABEA) desenvolveu um projeto para coletar óleo de cozinha usado no município, tendo como pontos de coleta as escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), já que nestes locais existem grandes aliados em prol da preservação ambiental: as crianças.

Nestes pontos de coleta, as famílias poderão dispor suas garrafas pet, contendo o óleo de cozinha usado, de onde será destinado a uma empresa especializada, que irá processá-lo e transformá-lo em biodiesel.

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a população também ajudará na captação de recursos da instituição educacional, visto que o valor gerado será revertido integralmente para a Associação de Pais, Mestres e Funcionários de cada escola e CMEI, permitindo que o esforço da comunidade retorne para ela mesma, através deste recurso tão precioso.

A SMMAABEA também planeja desenvolver atividades de educação ambiental com as crianças matriculadas, ensinando qual a maneira ideal para descartar o óleo e como ele pode se tornar um problema para toda a sociedade.

Para isso, foram elaborados rótulos didáticos e objetivos, que guiarão o morador sobre o assunto.

Como forma de incentivo para esse hábito sustentável, também foram adquiridos funis esféricos personalizados, que se encaixam perfeitamente na garrafa e aumentam a praticidade no momento de enchê-la com o óleo.

O projeto será lançado em breve, com a cerimônia em cada ponto de coleta, para envolver os alunos e toda a comunidade neste tema de extrema importância, especialmente por Quatro Barras ser uma área de manancial, ou seja, de abastecimento de água.

Cuidar deste valioso patrimônio ambiental é dever de todos nós! Participe!