• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Focada na preservação ambiental, Quatro Barras lançará projeto de coleta de óleo de cozinha

 

Publicado em: 25/10/2022 13:30

Whatsapp

 

Focada na preservação ambiental, Quatro Barras lançará projeto de coleta de óleo de cozinha

Cada litro de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água potável.

Conheça o Projeto EcoÓleo e confira as orientações corretas para fazer o descarte do óleo de cozinha!

> Os impactos do óleo

Quando despejado em pias e tanques, por exemplo, o óleo usado acaba indo parar na rede de tratamento de água, causando o entupimento de canos e tubulações e encarecendo o processo de tratamento.

Quando despejado em corpos de água ou no solo, o óleo prejudica a vida aquática, pois sua gordura não permite a entrada de luz e nem oxigênio, interrompendo o ciclo de vida naquele local. No solo, o óleo pode infertilizar a área e contaminar os lençóis freáticos.

> A solução

O projeto EcoÓleo é uma iniciativa da SMMAABEA para destinar corretamente o óleo vegetal pós uso. O projeto instalará gradativamente 16 pontos de coleta distribuídos em todo o município para destinar corretamente o óleo arrecadado.

Educação ambiental

As escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil do município serão pontos de coleta e ganharão materiais exclusivos para encantar e ensinar os alunos sobre a maneira correta de destinar o óleo. Além de ser um tema frequente nas atividades de professores dentro da sala de aula.

> Impacto financeiro

Além do lucro ambiental, o projeto também será uma contribuição para as escolas, já que a cada litro de óleo arrecadado, a empresa Biotech pagará R$2,00 - um recurso que poderá ser utilizado para melhorias e ações nas escolas.

> Empresa especializada

A coleta e destinação do óleo arrecadado será realizada pela empresa especializada e certificada Biotech, que atua no mercado desde 2015, dando uma destinação limpa para o óleo: o biodiesel.

> Lista de pontos de coleta

Confira abaixo a lista dos pontos de coleta que já estão em funcionamento no município:

• Escola Municipal Ernesto Milani - Rua 25 de Janeiro, nº 4403, no bairro Colônia Maria José.



* Materia publicada em 25 de outubro de 2022

Focada na preservação ambiental, Quatro Barras lançará projeto de coleta de óleo de cozinha

O óleo de cozinha é indispensável no cotidiano de muitas famílias, mas caso não seja destinado corretamente pode tornar-se um grande problema ambiental. Pesquisas estimam que apenas 1 litro de óleo de cozinha tem potencial de contaminar 25 mil litros de água potável.

Preocupada com esta questão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal (SMMAABEA) desenvolveu um projeto para coletar óleo de cozinha usado no município, tendo como pontos de coleta as escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), já que nestes locais existem grandes aliados em prol da preservação ambiental: as crianças.

Nestes pontos de coleta, as famílias poderão dispor suas garrafas pet, contendo o óleo de cozinha usado, de onde será destinado a uma empresa especializada, que irá processá-lo e transformá-lo em biodiesel.

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a população também ajudará na captação de recursos da instituição educacional, visto que o valor gerado será revertido integralmente para a Associação de Pais, Mestres e Funcionários de cada escola e CMEI, permitindo que o esforço da comunidade retorne para ela mesma, através deste recurso tão precioso.

A SMMAABEA também planeja desenvolver atividades de educação ambiental com as crianças matriculadas, ensinando qual a maneira ideal para descartar o óleo e como ele pode se tornar um problema para toda a sociedade.

Para isso, foram elaborados rótulos didáticos e objetivos, que guiarão o morador sobre o assunto.

Como forma de incentivo para esse hábito sustentável, também foram adquiridos funis esféricos personalizados, que se encaixam perfeitamente na garrafa e aumentam a praticidade no momento de enchê-la com o óleo.

O projeto será lançado em breve, com a cerimônia em cada ponto de coleta, para envolver os alunos e toda a comunidade neste tema de extrema importância, especialmente por Quatro Barras ser uma área de manancial, ou seja, de abastecimento de água.

Cuidar deste valioso patrimônio ambiental é dever de todos nós! Participe!