Caminhada “Um Toque pela Vida” encerra o Outubro Rosa, em Quatro Barras, com a participação de quase 200 pessoas

Publicado em: 25/10/2022 13:14

Iniciativa contou com diversas parcerias e mobilizou cerca de 200 pessoas

Além da caminhada, evento teve atividades para todas as idades, levando alegria e bem-estar à população

As atividades do Outubro Rosa foram encerradas em grande estilo, em Quatro Barras. Uma caminhada pelo Centro da cidade, aulão de ginástica, feira de artesanato e gastronomia, além de muitas brincadeiras para as crianças foram o ponto alto do evento.

A caminhada “Um Toque pela Vida” teve início, no pátio da Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, e percorreu algumas vias da região central até chegar à Praça Raulino Alves Cordeiro. O tempo colaborou e quase 200 pessoas participaram da iniciativa.

Durante a caminhada, uma pausa em frente ao prédio da Prefeitura Municipal para um registro histórico e simbólico sobre a conscientização do Outubro Rosa, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A fachada do prédio da PMQB esteve toda decorada com as cores da campanha.

A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Patrícia Bonfim, falou sobre a importância da caminhada. “Um momento histórico pelo grande evento que foi neste cenário de pós-pandemia, uma primeira iniciativa”, salientou Patrícia.  Segundo ela, uma alegria em ver tantas pessoas reunidas, amigas se reencontrando. “O Conselho fortalece o direito pela saúde, de ter a sua vida guardada, protegida”, destacou.

Renata Knapik é enfermeira da Unidade Básica de Saúde do bairro Itapira. Ela afirmou que, neste Outubro Rosa, houve uma procura maior pelos exames preventivos e solicitações de mamografia. “A procura foi maravilhosa, as mulheres entendem os seus direitos, mas também é preciso ressaltar que este é um trabalho permanente. As UBS estão sempre de portas abertas”, reforçou Renata.

Muitos comerciantes também participaram da caminhada “Um Toque pela Vida”. Moradora e proprietária de um estabelecimento comercial, na área central de Quatro Barras, Jurema Camargo, elogiou a organização do evento. “Uma festa maravilhosa, estou sempre presente nas iniciativas da prefeitura, inclusive, participo das atividades físicas promovidas, no Ginásio Luiz Tolardo”.

Para a vice-presidente da Associação de Artesãos de Quatro Barras, Josiane Carrilho, é preciso pensar em união, quando se tem uma iniciativa como essa. “Precisamos apoiar para divulgar o nome, a história, o turismo da nossa cidade. Acaba se tornando um exemplo e todos ganham com isso”, disse Josiane, ao lembrar dos artesãos reunidos em prol do município.

Ao final da caminhada “Um Toque pela Vida”, com todos reunidos, na Praça Raulino Alves Cordeiro, mais um momento especial. Desta vez, o aulão de ginástica, com trabalho recreativo, conduzido pela professora de Educação Física da SMEELJ, Ligia Pichorz. Ela falou sobre a importância da atividade física como forma também de prevenir o câncer de mama. “Os exercícios físicos previnem a doença, liberam hormônios que estabilizam o corpo. Mesmo com o tratamento, as mulheres podem e devem fazer práticas físicas até para aumentar a imunidade e evitar outras doenças nesse processo”, explicou Ligia.

Para fechar com chave de ouro a caminhada “Um Toque pela Vida”, a presença da mãe do prefeito Loreno Tolardo, Inez Michelon Tolardo. Ela representou a secretária Ieda Tolardo, da pasta de Desenvolvimento Social e Família. Aos 83 anos de idade, dando um show de vitalidade e entusiasmo, Dona Inez ficou muito feliz pelo evento. “Foi tudo maravilhoso, bonito e estou até emocionada porque posso agradecer muito por estar com meus filhos todos unidos”.

Ainda na Praça Raulino Alves Cordeiro, artesãos e comerciantes da cidade puderam expor seus produtos e comercializar alimentos, com grande procura por parte dos participantes da caminhada. As crianças também tiveram seu espaço, com muita festa. Brinquedos infláveis, cama elástica, algodão doce e pipoca fizeram a alegria da criançada.

Parceria

A Caminhada “Um Toque pela Vida”, bem como outras iniciativas da campanha Outubro Rosa no município de Quatro Barras, teve a organização conjunta das Secretarias Municipais de Saúde (SMS); Desenvolvimento Social e Família (SMDSF); Educação, Esporte, Lazer e Juventude (SMEELJ) e Cultura e Turismo (SMCT). As ações ao longo do mês temático contaram com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, por meio da Procuradoria da Mulher; Instituto Mulheres que Inspiram (IMI); Insanos Moto Clube; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Faculdade Herrero, por meio do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAENF).