Unidades de Saúde recebem mulheres para coletas de preventivo e solicitações de mamografias

Publicado em: 24/10/2022 09:06 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Como parte da programação do Outubro Rosa, o Centro de Atenção Psicossocial(CAPS) de Quatro Barras, realizou uma palestra, na última sexta-feira(21)

O sábado de sol ajudou e as Unidades Básicas de Saúde de Quatro Barras receberam centenas de mulheres, que realizaram coletas de preventivos e solicitaram exames de mamografia. No último sábado(22), as UBS da cidade estiveram abertas, dentro da programação do Outubro Rosa, para alertar sobre a importância de manter os exames em dia, além de incentivar outros cuidados com a saúde. Os espaços estavam todos decorados na cor da campanha.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 151 exames preventivos coletivos, além de 101 solicitações de mamografias. A secretária da pasta, Daniela Ribeiro Cunha, disse que a participação das mulheres foi muito importante e reforça a responsabilidade do poder público nessa questão. “Tivemos orientações sobre prevenção, tratamento e diagnóstico precoce. São práticas que não devem ser deixadas de lado e salvam vidas”, ressaltou Daniela.

A secretária da Saúde de Quatro Barras afirmou que muitas mulheres, que estiveram nas UBS no sábado, tinham dúvidas em relação aos intervalos de tempo para fazer os exames. Por isso, Daniela Ribeiro Cunha fez questão de lembrar que a “mamografia deve ser feita a cada dois anos, exceto quando há casos de câncer na família e o preventivo deve ser realizado anualmente”.

PALESTRA NO CAPS

Ainda como parte da programação do Outubro Rosa, o Centro de Atenção Psicossocial(CAPS) de Quatro Barras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma palestra, na última sexta-feira(21).

A palestra foi realizada pela enfermeira coordenadora do CAPS, Mari Elaine Magalhães. “Sua vida está em suas mãos” foi o tema abordado, com o objetivo principal de ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde.

Mari Elaine disse que, com a palestra, “foi possível demonstrar a importância da realização de exames periódicos, já que o diagnóstico precoce eleva - de forma considerável - as chances de cura”.