Histórias de luta e superação contra o câncer de mama marcam evento do ‘Outubro Rosa’, em Quatro Barras

Publicado em: 21/10/2022 18:06 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Roda de Conversa discutiu fortalecimento e a conscientização sobre a importância do auto cuidado e do diagnóstico precoce.

O auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude (SMEELJ) de Quatro Barras foi palco de mais um evento alusivo à campanha Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ‘Roda de Conversa’ foi realizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Turismo; Educação, Esporte, Lazer e Juventude; e Desenvolvimento Social e Família. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal, por meio da Procuradoria da Mulher, além da Faculdade Herrero, que se fez presente com profissionais e acadêmicas do Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf).

Na abertura do evento, a secretária de Saúde de Quatro Barras, Daniela Ribeiro Cunha, falou da importância da presença das mulheres. “Todas vieram dar um toque especial na Roda de Conversa, que deixaram o cenário mais enriquecido com suas experiências e palavras”, ressaltou. Daniela também frisou que esta campanha pode ser decisiva na vida de uma mulher. “Cuidar de si também é um ato de amor”.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, a prevenção é a maior aliada neste caso, porque há cura. “Todas nós merecemos este auto cuidado, é uma questão de amor”, esclareceu.

Adriana Heindyk Mocelin, titular da pasta da Cultura e Turismo, é professora e historiadora. Ela frisou a relevância de um reencontro presencial para tratar de um assunto tão delicado quanto é o câncer de mama, em especial por este ser no município, o primeiro após o período crítico da pandemia. “Estamos nos socializando de volta. E fazer isso trocando experiências, ainda que tragam tantas dores, muitas lembranças de sofrimento, é fundamental porque é o que nos faz humanos. E são essas memórias que nos fazem entender o quanto somos capazes de superar desafios”, pontuou a secretária.

A professora de educação física, Ligia Maria Pichorz, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, falou sobre a importância dos exercícios físicos e autoestima da mulher. “O exercício físico beneficia no combate a várias doenças e estudos demonstram que a atividade física também está relacionada a prevenção do câncer de mama. A atividade física pode ser considerada um medicamento que atua tanto na prevenção, quanto no tratamento dessas condições”,  explicou Ligia.

O Poder Legislativo também esteve representado pelo vereador Kayo Augustus Santos. Segundo o parlamentar, é importante somar esforços, através da Procuradoria da Mulher, bem como todos os parlamentares da Casa de Leis. Para Kayo Augustus, iniciativas como esta tendem a ecoar por toda a sociedade. “É de extrema relevância falar sobre o câncer de mama. Parabéns pelo evento e pela maneira como o tema foi abordado”, classificou o vereador, que é também enfermeiro.

A idealizadora e fundadora do Instituto Mulheres que Inspiram (IMQI), Fernanda Marçal, também deu a sua contribuição no evento. O IMQI atende mulheres diagnosticadas com neoplasias malignas, durante e pós-tratamento oncológico. “E um programa de empoderamento feminino, através da fotografia e produção de maquiagem”, explicou Fernanda. Ela disse que o tratamento no IMQI é gratuito, independente da condição financeira da mulher. “Acolhimento, escuta, serviços como consultas médicas, nutricionais, psicológicas, terapêuticas, serviços de cuidados estéticos e reconstrutivos da autoimagem, assim proporcionando o resgate da autoestima afetada pelo tratamento agressivo contra a doença”.

A Mestre em Enfermagem, Rosi Müller, do Centro Acadêmico de Enfermagem da Faculdade Herrero, que tem uma parceria com a prefeitura de Quatro Barras, afirmou que o câncer de mama aparece quando as células se proliferam de forma anormal. “O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular”, explica.  Ainda de acordo com ela, podem aparecer edema cutâneo (inchaço da pele) semelhante à casca de laranja; retração cutânea (retração da pele); dor, inversão e descamação do mamilo, além do surgimento de linfonodos palpáveis na axila”.

COMOÇÃO – O momento mais emocionante da ‘Roda de Conversa’ foi o depoimento da professora aposentada da SMEELJ, Marilda de Lara. Ela relatou o drama sofrido, ao descobrir um câncer de mama e o momento de superação para seguir adiante e começar o tratamento. “O apoio da família foi um ponto super importante, além do pensamento positivo e, é claro, saber que o diagnóstico precoce  e o próprio auto exame são fundamentais”, ressaltou Marilda.

PROGRAMAÇÃO -  Neste sábado (22), haverá coleta de preventivo e solicitação de mamografias, das 10h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).  As atividades do Outubro Rosa serão encerradas, com a caminhada “Um Toque pela Vida”. A saída será, a partir das 14h deste domingo (23), do ginásio Luiz Tolardo até a Praça Raulino Alves Cordeiro, no Centro.

O evento contará com brincadeiras para as crianças: piscina de bolinha, cama elástica, distribuição gratuita de pipoca e algodão doce. Também haverá Feira Gastronômica e de Artesanatos. O percurso compreende o local de saída em direção à Rua Miguel Vidolin, passando pela Avenida Dom Pedro II, no sentido Centro, onde na Avenida São Sebastião, os participantes ingressam com destino à praça.

A orientação é para que os participantes utilizem roupa confortável, protetor solar e levem a sua garrafinha de água. As inscrições devem ser feitas no link: https://bit.ly/3eEWfjQ. Haverá distribuição de camisetas para os 50 primeiros inscritos.