CastraPet inicia trabalhos em Quatro Barras e realiza mais de 250 atendimentos em dois dias

Publicado em: 19/10/2022 12:44

Durante a ação foram realizados 256 atendimentos, com a castração de 178 animais.

A Prefeitura de Quatro Barras deu um grande passo para a redução populacional de animais de rua. Nos últimos dias 13 e 14 de outubro, a  Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem Estar Animal(SMMAABEA) lançou o projeto CastraPet, por meio de um convênio firmado com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

A ação de castração de animais gratuita foi realizada, na Subprefeitura da Borda do Campo. Com o objetivo de reduzir e controlar o índice populacional de cães e gatos nas ruas, o resultado foi satisfatório. De acordo com o secretário da pasta, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto, foram feitos 256 atendimentos, com a castração de 178 animais.  Ainda segundo Cariovaldo, 78 animais não puderam ser castrados. “São felinos e cães obesos, idosos, com doenças de pele ou anêmicos, por exemplo”,  disse o secretário.

Para 2023, já estão previstas outras ações do gênero, ainda sem data definida. Cariolvado também explicou que é difícil calcular o número de cães e gatos nas ruas da cidade. “Não temos como fazer esse cálculo, até porque muitos animais tem tutor e passam o todo tempo na rua, e ocorre também muito abandono”, explicou.

Nesta primeira ação do CastraPet, a SMMAABEA pode apontar alguns desafios para que o serviço seja cada vez mais eficiente. O secretário Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto destacou o “transporte dos animais até o local da castração e o não atendimento de alguns dos requisitos do pré-operatório, conforme anexo retirado, após o cadastro”

ADESÃO  - Para aderir ao programa, os interessados devem atender alguns critérios, como estar inscritos no CADÚNICO, e apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de endereço no momento do agendamento da castração, que deve ser feito presencialmente na sede da Prefeitura ou nas Subprefeituras da Borda do Campo e do Jardim Menino Deus.

O prefeito Loreno Tolardo disse que o trabalho está relacionado também ao bem-estar destes animais e da população humana.  Ele ressaltou que a castração é uma política bastante efetiva no controle populacional. “Com isso, é possível reduzir o número de animais nas ruas, evitar mordeduras e ataques a humanos, além de reduzir a transmissão de doenças”, destacou Tolardo.

PetJoinha

Outra ação que será lançada em breve, é o Programa PetJoinha, este de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do PetJoinha é agir no controle às zoonoses, evitando riscos de transmissão de doenças aos cidadãos e também reduzir índice de mordeduras. Segundo informações da SMS, a mordedura de animais é a principal estatística e causa da administração de vacinas anti-rábicas, por exemplo.

A ação será destinada a animais sob tutela de protetoras do município e também de famílias inscritas no CADÚNICO. O programa prevê acompanhamento no pré-operatório, a castração efetiva dos animais e orientações para o pós-operatório. Todos os animais atendidos também serão microchipados.