• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Entenda quando buscar atendimento na UPA, no SAMU e na Unidade Básica de Saúde

 

Publicado em: 18/10/2022 15:47 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Orientações da Secretaria de Saúde visam encurtar percursos e agilizar o atendimento aos pacientes, com base na finalidade de cada serviço

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) compõem todo o sistema municipal de Saúde, em Quatro Barras. Apesar de todos estes equipamentos destinarem-se ao atendimento de pacientes, cada um tem características e serviços próprios, com base na gravidade e na patologia do paciente.

Para evitar deslocamentos muitas vezes desnecessários, a Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Barras está lançando uma campanha informativa para que a população possa distinguir os serviços prestados em cada local e entender qual deles deve procurar nas diversas situações. São informações simples, mas que encurtam distâncias, evitam filas e agilizam o atendimento, nestes momentos, em que o tempo é um forte aliado.

Quando procurar a UBS de referência?
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência, ou seja, as que encontram-se mais perto do local de residência dos usuários, são a porta de entrada da Atenção Básica de Saúde. É nas UBS onde são realizadas as consultas de rotina e o atendimento a pacientes que apresentam quadros menos graves, como sintomas gripais, dores de garganta; dor de cabeça; dores de ouvido e coluna; unha encravada; febre, diarreia ou vômitos; e acompanhamento de pacientes com hipertensão ou diabetes. 

Nas UBS também são prestados serviços como aplicação de vacinas, injeções, curativos, retirada de pontos, renovação de receitas e troca de sondas. A UBS é a porta de entrada do sistema de Saúde, para aqueles casos em que não há risco iminente ao paciente. Sempre que necessitar de um atendimento desta natureza, o morador deve procurar a sua UBS de referência, ou seja, a mais próxima do seu local de residência. 

LOCAIS – Em Quatro Barras, as UBS podem ser encontradas na área urbana, nos bairros Centro, Jardim Menino Deus, Santa Luzia e Pinheirinho (Borda do Campo), Jardim Pinheiros, Itapira, Jardim Graciosa (Colônia Maria José), e também na área rural, na Campininha e no Palmitalzinho. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Quando procurar a UPA?
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), por sua vez, já apresenta outra finalidade. Neste local são tratados pacientes com quadros graves, como paradas cardiorrespiratórias, suspeita de infarto (dor no peito), falta de ar intensa, intoxicações, pacientes com fraturas ou queimaduras, picadas de animais peçonhentos, hemorragias, dores súbitas, choque elétrico, convulsões e tentativas de suicídio. 

São casos enquadrados como urgências ou emergências e que, por isso, demandam de um suporte específico. Justamente pelo risco que a doença ou ferimento pode acarretar ao paciente, já que chega à UPA, ele é avaliado na triagem, onde é feita a classificação de risco que irá indicar a prioridade de atendimento – uma ferramenta extremamente necessária para salvar vidas. Diante do quadro, as equipes darão todo o suporte para agilizar os serviços e, se necessário, transferir o paciente para um hospital especializado. 

LOCAL – A UPA 24 horas tem sede na Rua Pedro Câmbio Cortiano, nº 150, no bairro Jardim Pinheiros, nas instalações do antigo Hospital Caritas. O atendimento, realizado em parceria com o município de Campina Grande do Sul, é 24 horas. 

Quando acionar o SAMU?    
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa acarretar sofrimento, sequelas ou mesmo morte, seja em situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação de Urgências. 

O SAMU deve ser acionado em casos de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação ou envenenamento, queimaduras graves, maus tratos, trabalhos de parto em que haja risco à mãe ou ao feto, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, dores súbitas, vítimas de acidentes, afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, suspeitas de infarto ou AVC, soterramento ou desabamento, ou outras situações de urgência e emergência com riscos de morte, sequela ou sofrimento intenso ao paciente. 

CONTATO: Para acionar o SAMU, basta ligar para o número 192.

Informação a favor da população
A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, disse que a campanha informativa realizada pela Prefeitura busca orientar a população, evitar idas e vindas desnecessárias, e garantir um suporte mais rápido e efetivo aos pacientes. 

“É importante que a população entenda as diferenças de atendimento e, com isso, possa buscar o serviço que é realmente necessário em cada situação. Isso traz agilidade no atendimento ao paciente, evita filas e traz mais eficiência na prestação dos serviços de Saúde. Essa é grande meta da nossa equipe e do prefeito Loreno Tolardo: garantir continuamente melhores serviços à população”, disse Daniela.
 


Imagens