Quatro Barras lança Campanha Outubro Rosa e divulga cronograma de ações programadas para o mês

Publicado em: 04/10/2022 18:08 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Prefeitura, secretarias, conselhos e Câmara Municipal unem forças nesta campanha de conscientização que pode salvar vidas

A Campanha Outubro Rosa ‘Um Toque Pela Vida’, de prevenção ao câncer de mama, foi lançada em Quatro Barras oficialmente nesta segunda-feira (3), num ato coordenado entre a Prefeitura de Quatro Barras – com participação das secretarias municipais de Saúde; Desenvolvimento Social e Família; Educação, Esporte, Lazer e Juventude; e Cultura e Turismo – com apoio da Câmara Municipal, dos Conselhos Municipais da Saúde e dos Direitos da Mulher, e do CAENF Enfermagem.

Em ato simbólico, secretários municipais e vereadores vestiram a camiseta rosa alusiva à campanha, que busca, em primeira linha, incentivar o auto cuidado e o diagnóstico precoce da doença.

O lançamento ocorreu já no término da 30ª Sessão Legislativa, no plenário da Câmara. Em suas considerações, a secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, divulgou o cronograma de ações programadas pela Prefeitura para o mês.

Ações em prol da conscientização
Na próxima segunda-feira (10) haverá Blitz Rosa na rotatória da Av. Dom Pedro II com a Av. São Sebastião, na área central da cidade. Entrega de panfletos e orientações estão previstas neste dia. No dia 20 também acontece uma roda de conversa no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 14h.

No dia 22 a programação segue com a prestação de serviços de Saúde. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) haverá coleta de preventivo e solicitação de mamografias, das 10h às 16h. A campanha encerra no dia 23 com uma caminhada para mobilizar o público feminino, com saída no pátio da Secretaria de Educação às 14h.

Um toque pela vida
No evento de lançamento da campanha, várias autoridades destacaram a importância da conscientização. A secretária de Saúde agradeceu as parcerias e disse que a união traz força à mobilização. “Todos estamos juntos nesta campanha que pode ser decisiva na vida de uma mulher. Cuidar de si também é um ato de amor”, disse Daniela.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, enfatizou que a prevenção é a maior aliada do público feminino e é capaz de diagnosticar precocemente o câncer de mama, que tem cura. “Todas devemos dar as mãos nesta campanha. Temos mães, irmãs, filhas, amigas, tias, enfim, várias mulheres que amamos e que merecem este auto cuidado”, disse Ieda.

A secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, enfatizou que a campanha é um momento de chamar a atenção para este tema tão relevante. “Quando as mulheres se mobilizam, também cuidam umas das outras. Através de alerta e palavras de incentivo, podemos sim salvar vidas”, ressaltou Adriana.

Representando o secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues, a coordenadora Marlene Pires, disse que o momento é de somar forças. “As secretarias estão bastante engajadas na campanha, porque acreditamos no poder da prevenção e da orientação”, destacou ela.

A vereadora Lucinéia Alves, representante feminina do Poder Legislativo, também somará esforços na mobilização, através da Procuradoria da Mulher, bem como todos os parlamentares da Casa de Leis. “É realmente um movimento e envolve várias entidades e setores. Seremos apoiadores desta campanha desenvolvida pela Prefeitura, pela importância de conscientizar, de encorajar e levar informação em prol da saúde das mulheres”, disse.

A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Patrícia Bonfim, também citou a importância do momento. “Este é o mês da conscientização, de movimentar a sociedade, lembrando que a prevenção deve ser no ano todo. As mulheres precisam se cuidar, se tocar. Diagnóstico precoce salva”, finalizou.

O prefeito Loreno Tolardo disse que Quatro Barras abraça a campanha com afinco e com a mobilização de vários segmentos, nesta ação conjunta em prol da saúde da mulher. “O Outubro Rosa é uma campanha bastante consolidada e de extrema importância para relembrar a importância da prevenção. É uma ação de cuidado com as mulheres, que cuidam de toda a família e merecem tirar um tempo especial para cuidar de si”, destacou Tolardo.