No Dia Mundial dos Animais, Prefeitura anuncia os programas PetJoinha e CastraPet

Publicado em: 04/10/2022 17:03 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Com foco na redução populacional de animais de rua e no controle de zoonoses, que podem ser prejudiciais à saúde humana, campanhas vão oferecer castração gratuita

Neste 4 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial dos Animais, a Prefeitura de Quatro Barras anuncia dois programas importantes para o controle populacional e o combate às zoonoses: o CastraPet e o PetJoinha.

Cada programa tem realização e objetivos específicos. O CastraPet será promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem Estar Animal, através de um convênio firmado com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). A ação de castração de animais gratuita, que visa reduzir e controlar o índice populacional de cães e gatos nas ruas, será realizada nos dias 13 e 14 de outubro, das 8h às 13h, na Subprefeitura da Borda do Campo.

Para aderir ao programa, os interessados devem atender alguns critérios, como estar inscritos no CADÚNICO, e apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de endereço no momento do agendamento da castração, que deve ser feito presencialmente na sede da Prefeitura ou nas Subprefeituras da Borda do Campo e do Jardim Menino Deus.

Outra ação, também programada para outubro, é o Programa PetJoinha, este de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do PetJoinha é agir no controle às zoonoses, evitando riscos de transmissão de doenças aos cidadãos e também reduzir índice de mordeduras. Segundo informações da SMS, a mordedura de animais é a principal estatística e causa da administração de vacinas anti-rábicas, por exemplo.

A ação será destinada a animais sob tutela de protetoras do município e também de famílias inscritas no CADÚNICO. O programa prevê acompanhamento no pré-operatório, a castração efetiva dos animais e orientações para o pós-operatório. Todos os animais atendidos também serão microchipados. O cronograma completo do PetJoinha será divulgado nos próximos dias nos canais oficiais da Prefeitura.

O prefeito Loreno Tolardo disse que as medidas visam o controle populacional de animais, e também estão relacionadas ao bem-estar destes animais e da população humana. “A castração é uma política bastante efetiva no controle populacional. Com isso, é possível reduzir o número de animais nas ruas, evitar mordeduras e ataques a humanos, além de reduzir a transmissão de doenças. São programas amplos e de efeito importante”, avaliou Tolardo.