Profissionais da Saúde vão percorrer CMEIS para intensificar Campanha de Vacinação contra a Pólio

Publicado em: 27/09/2022 17:03 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Baixa adesão à campanha, gerada em grande parte pelas condições climáticas das últimas semanas, preocupa equipes de Saúde. Ameaça de retorno da doença é acompanhada pelo Ministério da Saúde

A fim de intensificar a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, doença causadora da paralisia infantil, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde - da Atenção Básica em Saúde das UBS - irão percorrer nesta quarta-feira (28) todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), para atualizar o esquema vacinal das crianças que ainda não receberam o imunizante. A exceção será no CMEI Tio Laio, que receberá a ação na quinta-feira (29).

A imunização nos CMEIS vai ocorrer das 15h às 17h, período em que os pais buscam seus filhos nas instituições de ensino. A vacina contra a Pólio será aplicada neste momento, mas para isso é imprescindível que os pais apresentem a Carteirinha de Vacinação. O público-alvo da campanha são crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

É importante lembrar que a vacinação não requer uso de injeção. A prevenção é feita pela dose oral do imunizante que, aliás, dá nome ao mascote oficial da campanha: o Zé Gotinha.

De acordo com a secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, a cobertura vacinal contra a Pólio no município está em 48%, um índice baixo tendo em vista a gravidade da doença. “Com esta ação direta nos CMEIS pretendemos elevar a cobertura da campanha, garantindo a prevenção das nossas crianças”, destacou ela. As condições climáticas das últimas semanas também contribuíram para a baixa adesão, por isso, a ação nos pontos de ensino pode dar um suporte para aumentar os níveis de imunização.

Nesta segunda-feira (26), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que as Américas vivem um momento delicado frente à ameaça de retorno da Poliomielite. “Precisamos ampliar as coberturas vacinais e fortalecer nossos sistemas de vigilância para evitar o risco de reintrodução dessa enfermidade imunoprevenível em nossa região. Precisamos agir agora. Precisamos agir juntos”, finalizou Queiroga.

DOENÇA - Também conhecida como paralisia infantil, a Poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar adultos e crianças por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca de pessoas doentes. Nos casos graves, em que acontecem paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A vacinação é a única forma de prevenção.

SERVIÇO – A Secretaria de Saúde de Quatro Barras destaca que todas as crianças dos CMEIS serão imunizadas, mediante a apresentação da Carteirinha de Vacinação. Mais informações: (41) 3671-8800, ramal 8870.