Educação de qualidade: Quatro Barras lidera IDEB da Região Metropolitana de Curitiba

Publicado em: 23/09/2022 18:11 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Ranking foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e coloca município na 1ª posição das cidades metropolitanas

A Educação Básica de Quatro Barras liderou o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB de 2021. O levantamento foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última semana. A nota média obtida nas escolas municipais, que se refere aos anos iniciais, foi de 6,2 - um avanço para o sistema educacional, mesmo diante dos grandes desafios impostos pela pandemia, já que em 2019 a nota alcançada foi de 5,3.

Quatro Barras e a cidade de Pinhais compartilham a mesma posição no ranking de 2021. O que chama a atenção é que o índice de Quatro Barras evoluiu 0,9 em um período de grandes entraves para a Educação, em que os sistemas remotos e híbridos de ensino precisaram ser implantados.

Outro dado importante é que a nota municipal de 6,2 superou a média da capital, que foi de 6,0, e ultrapassou a nacional, de 5,5.

Estratégias de aprendizagem
Apesar do contexto pandêmico que o país enfrentou nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com escolas e CMEIS, desenvolveu estratégias importantes de aprendizagem.

Investimentos contínuos, criação de ambientes de aprendizagem on-line, formação continuada dos servidores e a entrega de materiais impressos para estudantes foram algumas delas. Mas não apenas isto. Quando as aulas presenciais foram retomadas, a secretaria realizou uma busca ativa dos alunos para evitar a evasão escolar. Alunos que apresentaram mais dificuldades de aprendizagem também receberam um acompanhamento pedagógico especial.

“Vamos continuar priorizando todas as ações de estímulo à aprendizagem para que a Educação evolua a cada ano, analisando a proficiência de todos os nossos alunos, em especial, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática”, disse o secretário de Educação, Fredinei da Silva Rodrigues (Fré).

O prefeito Loreno Tolardo comemorou os avanços na Educação Básica e destacou o esforço conjunto da grande equipe que compõe o sistema educacional, além das políticas de incentivo realizadas pelo município. “O trabalho conjunto dos servidores da Educação foi fundamental para intensificar e potencializar o ensino mesmo em uma situação adversa. Todos tiveram dedicação incansável para garantir uma educação de qualidade. Somado a este belo trabalho, conseguimos implementar políticas públicas importantes”, destacou Tolardo.

A partir da divulgação dos resultados do IDEB, a Secretaria de Educação agora fará uma análise geral e individual de cada unidade de ensino do município para traçar um plano de ação a fim de aprimorar continuamente o sistema educacional.