• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

População já pode contar com a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos em Quatro Barras

 

Publicado em: 15/09/2022 11:44 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Mutirão que teve início em maio deu origem a intervenções que resolvem desde unhas encravadas até remoção de cistos sebáceos, verrugas e biópsias

Com a meta de agilizar o atendimento a pacientes que necessitam de pequenos procedimentos cirúrgicos, a equipe de Residência em Medicina de Família e Comunidade, que atua na UBS da Sede, lançou em maio um mutirão para a realização destes atendimentos, que desde então seguem à disposição da comunidade permanentemente.

Durante o mutirão, 80 pacientes foram atendidos, entre eles pessoas que aguardavam na fila de espera do SUS desde 2016, além de novos pacientes e demandas espontâneas. Entre os procedimentos cirúrgicos foram realizadas a cantoplastia (que é a cirurgia de unha encravada); retirada de lipomas, cistos sebáceos e verrugas; remoção de corpo estranho e procedimentos de biópsias. O mutirão contou com a atuação dos médicos residentes Julia Laurentino Silveira, Isabella Moraes Rocha e Igor Cordeiro Vieira.

De acordo com a médica que lidera a equipe do Programa de Residência Médica, na UBS Sede, Dra. Luara Toschi Dias dos Reis Presa, a incorporação dos procedimentos não apenas agiliza o atendimento aos pacientes, como também alivia as filas para procedimentos mais complexos.

“O paciente que realiza o procedimento cirúrgico dentro do município deixa de compor a lista de espera de procedimentos mais complexos, liberando a vez para pacientes que não podem ser atendidos em nível ambulatorial e que só podem ser operados em nível hospitalar”, afirmou a preceptora do programa.

Ainda de acordo com Dra. Luara, as médicas Julia Laurentino Silveira e Isabella Moraes Rocha permanecem no programa, contribuindo para a manutenção da oferta dos pequenos procedimentos para a população.

Aprovação dos pacientes

A possibilidade de receber atendimento cirúrgico na UBS Sede vem sendo aprovada por vários pacientes, a exemplo do morador da área central, José da Silveira Filho. Ele contou como foi a experiência de ser atendido pela equipe e a atenção recebida na unidade.

“Eu precisava retirar um caroço da cabeça. Já quase no mesmo dia consegui a consulta, a médica me atendeu, fez a verificação e um detalhe importante que me chamou a atenção: ela chamou mais dois médicos para observar e fizeram uma espécie de junta médica. Por precaução me enviaram para um cancerologista, para ver se aquele carocinho era um tumor maligno ou benigno. Meu procedimento cirúrgico foi muito satisfatório”, elogiou o morador.

Outros pacientes também destacaram a agilidade no atendimento. Julio dos Santos Godoy disse que a experiência foi ótima, e Jucemara Pires do Prado, que mora em Quatro Barras há 16 anos, também elogiou o rápido encaminhamento das equipes. “Vim à UBS, eles fizeram a avaliação e já na outra semana fiz o procedimento. Foi bem rápido. A médica avaliou outro ponto e já na semana que vem farei outro procedimento”, contou ela.

Todos os materiais resultantes dos procedimentos cirúrgicos, realizados na UBS da Sede, são encaminhados para exames de biópsia em laboratórios credenciados ao município. Em média, o prazo estimado dos resultados é de 30 dias ou menos.

Como solicitar um procedimento

Pacientes interessados ou com necessidade de algum pequeno procedimento cirúrgico poderão ter acesso aos serviços. Basta que o morador se dirija à sua Unidade de Saúde de referência, ou seja, a mais próxima de sua casa, e solicite a avaliação do médico. Se o profissional julgar necessário o procedimento, o mesmo realizará o encaminhamento do paciente à UBS da Sede. Mais informações, entre em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8851.