• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Em visita, promotor e protetores acompanham serviços prestados no Canil Municipal

 

Publicado em: 13/09/2022 18:07 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Com melhorias contínuas tanto na parte estrutural, como na área de atendimento aos cães, o Canil Municipal de Quatro Barras oferece abrigo, alimentação, cuidados veterinários e todo o suporte para os animais que estão sob tutela do município, em caráter temporário até o processo de adoção.
    
Ao longo dos últimos meses, parcerias com voluntários, protetores e entidades vem solidificando ações voltadas aos animais, conduzidas como política pública pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal. 
    
Na última sexta-feira (9), o promotor de Justiça, Dr. Fellipe Gehr, e os protetores Adriana e Dr. Cézar acompanharam os serviços prestados no canil, juntamente com o veterinário responsável pela unidade, Dr. João Alcântara. “Acredito que no Brasil poucos canis municipais tenham sido adequados para abrigar cães como o de Quatro Barras. Agradecemos à todas as pessoas que colaboraram para que os cães estejam vivendo com dignidade neste local”, disse a protetora Adriana, em uma rede social.
    
O secretário da pasta, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto, disse que a Prefeitura vem adotando todas as medidas para oferecer as melhores condições aos animais, de forma que tenham uma vida plena e sadia, até receber um lar em definitivo. “Toda a equipe está empenhada não apenas em garantir melhorias físicas permanentes, como também um trato humanizado, de respeito e carinho aos cães. As ações colocadas em prática no canil hoje são políticas públicas”, destacou Cariovaldo. “Fico feliz de saber da visita do Ministério Público e dos protetores”, disse ele.  

O dia a dia dos cães    
Com abrigos adequados e uma recém construída área de passeio, os animais são acompanhados diariamente por uma equipe de profissionais. Dois colaboradores (Mickey e Aline), que residem no local, são responsáveis pela limpeza, alimentação e demais medidas de suporte aos cães, e uma terceira colaboradora (Meri) é responsável por questões administrativas. Também diariamente, o veterinário responsável pelo canil, Dr. João Alcântara, faz visitas técnicas ao local, verificando as condições de saúde dos animais. 

Campanhas de vacinação e tratamentos clínicos mais simples são realizados pela equipe no próprio local. Quando um animal, porventura, necessita de atendimento mais complexo, o cão é encaminhado para tratamento em uma das clínicas credenciadas pelo município.   

Em busca de um lar
É importante ressaltar que o canil é apenas um local temporário para os cães que estão sob a tutela do município e que as adoções estão permanentemente abertas. Mesmo com as boas condições de vida oferecidas aos animais, os cães aguardam por uma família que os adote. Por isso, a SMMAABEA incentiva as famílias que, ao invés de comprar um cãozinho, adote um cão do canil municipal. Carinho e acolhimento de família é sempre o melhor lar.
    
Pessoas interessadas em adotar poderão entrar em contato com a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8869. Façamos cada um a nossa parte!