Quatro Barras participa do XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Publicado em: 30/08/2022 17:09 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

O município de Quatro Barras foi representado no XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado em Foz do Iguaçu, na última semana. O evento, que teve como lema central “Gestão da Água - Responsabilidade de todos”, foi uma realização do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o Estado do Paraná, por meio da SEDEST e IAT.

Quatro Barras é membro titular no Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (COALIAR) e foi representado pela engenheira ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, Thayoná Souza de Oliveira.

Ao longo da programação, foram tratadas temáticas como os comitês de bacias nas mudanças climáticas; o pagamento por serviços ambientais; educação ambiental; gestão da água e gestão de conflitos; cobrança pelo uso da água; planejamento, regulação e financiamento; além de serem apresentados cases sobre vários assuntos pertinentes à área. Ainda no evento, a Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (DISAR) promoveu o encontro de todos os Comitês de Bacias Hidrográficas Paranaenses.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Quatro Barras, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto, a SMMAABEA vem buscando engajamento no setor de recursos hídricos principalmente por Quatro Barras estar em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e estar preocupada com os problemas socioambientais, considerando a gestão das águas como um trabalho essencial da pasta. A meta do município é zelar por este potencial, estabelecendo políticas públicas efetivas em prol da conservação deste recurso natural, da garantia da qualidade da água e de seu acesso para todos.