Contra às drogas e a favor das crianças: Mais de 300 alunos de Quatro Barras são formados pelo Proerd

Publicado em: 25/08/2022 11:46 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Cerimônia ocorreu no Santa Mônica Clube de Campo, reunindo estudantes, familiares e autoridades

Cerca de 320 alunos de Quatro Barras lotaram o salão social do Santa Mônica Clube de Campo, na noite desta quarta-feira (24), durante formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A iniciativa é do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. “Este trabalho ganha cada vez mais força em Quatro Barras. A cidade, inclusive, é a única na Região Metropolitana de Curitiba a desenvolver o Proerd com a participação de todas as escolas municipais, com alunos dos 5° anos, que são o público alvo do programa”, revela o soldado da Polícia Militar e educador social do programa, Guilherme Kowalczuk.

Em 2022, segundo Kowalczuk, foram 11 turmas formadas. As aulas tiveram duração de três meses, período em que foram desenvolvidas dez lições. As atividades ocorrem por meio de aulas semanais distribuídas em diferentes turmas e transmitem para as crianças a importância de suas escolhas e decisões, além da conscientização sobre o perigo das drogas, da violência e de práticas como o bulliyng, por exemplo, sendo incentivadas a adotar uma conduta do bem, de respeito e de colocar-se no lugar do outro.

Ainda, conforme o educador do Proerd, nesse ano o programa completa no Paraná 22 anos com mais de 1 milhão e 700 mil crianças formadas. “Quatro Barras é referência em parceria com a Polícia Militar do Paraná,  tendo o título de município destaque do Proerd”, completa.

Além da grande adesão das crianças, o programa conta também com o envolvimento de equipes pedagógicas e de toda a comunidade escolar.

Formatura - Os educadores sociais do Proerd, soldados Guilherme Kowalczuk e Juliane Mansano de Oliveira, que estiveram em sala de aula com as crianças, conduziram as solenidades de formatura, com um misto de alegria e emoção.

O comandante do BPEC, tenente-coronel Adilar Marcelo de Lima, agradeceu ao prefeito Loreno Tolardo pela parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Quatro Barras. O chefe do Poder Executivo, por sua vez, retribuiu o gesto. “Nesta quarta-feira comemoramos, não por acaso, o Dia da Infância”, lembrou Tolardo. O Proerd, de acordo com o prefeito, “é uma das mais importantes ferramentas que possuímos para evitar que coisas ruins cheguem às nossas crianças. Quem cuida dos menores rega a semente do futuro. Parabéns aos estudantes, professores e a todos os envolvidos no Proerd”, disse Loreno Tolardo.

Jarbas Mocelin, vice-prefeito de Quatro Barras, também relatou sua felicidade diante do clima festivo. “A pandemia ainda não acabou. Mas no ano passado, o ambiente era de muita preocupação. Hoje, aqui todos felizes, com leveza de espírito, podemos comemorar uma grande conquista”, comemorou.

A cerimônia contou também com a presença do vereador e presidente da Câmara de Quatro Barras Eduardo José Lago (Dudu); vereadores Kayo Augustus Santos, Antonio Cezar Creplive (Toto), Dr. André Luiz Barcia da Silva, Gilson Rodrigues Cordeiro e Sandro Eleno Andreatta (Leno); secretários municipais Fredinei Rodrigues (Fré), Paulo Cezar de Lima Jr. (Juninho) e João Luiz da Silveira; Carlos Cavichiolo, presidente do Santa Mônica Clube de Campo; Silmara Silvana de Oliveira, 3° sargento do BPEC; soldados do BPEC Felipe Araujo e Fabiano Santana; Jardel Barszcz, cabo do BPEC; além de professores, gestores escolares e familiares dos formandos.