Roteiro certo para esportes de alto rendimento e aventura, Quatro Barras sedia o Escapeman Mata Atlântica Extreme Triath

Publicado em: 24/08/2022 15:20 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

O município de Quatro Barras se consolida cada vez mais como roteiro certo para a prática de esportes de alto rendimento, de aventura e do cicloturismo. Seja pelo relevo, como também pelas porções preservadas de mata, a cidade atrai a cada ano mais adeptos deste segmento em crescente expansão no Brasil.

No fim de semana, a cidade foi palco, pela segunda vez, do Escapeman Mata Atlântica Extreme Triathlon, um evento que agrega as modalidades de natação, ciclismo e corrida, tendo como público alvo atletas de alto rendimento.

As provas
Mesmo com a manhã fria do último sábado, 35 atletas iniciaram a prova em Caiobá, com o desafio de nadar 3,8 km na Praia Mansa. De lá, fizeram a sequência para o ciclismo, pedalando por 180 km até chegar ao município de Quatro Barras, passando pela Estrada da Graciosa, pela Avenida Dom Pedro, até chegar à Praça Raulino Alves Cordeiro, na área central. Neste novo ponto de concentração, os atletas fizeram a transição para a última etapa da prova, a corrida, com um percurso de 43 km.

“Quatro Barras passa a ser referência para o Triathlon Nacional, sendo a cidade sede do evento. O Escapeman é uma prova que segue os moldes das maiores provas do mundo, como a Swissman Extreme Triathlon na Suíça, a Patagonman XTri na Argentina e a Norseman XTri na Noruega. Em 2023, o evento já tem data prevista e novamente Quatro Barras será cidade sede”, disse o diretor de Turismo, Guto Simião.

O organizador da prova, Erick Marques, disse que a escolha por Quatro Barras se dá tanto pela questão de suporte técnico, como também pelas características da cidade, que a diferem de todas as demais. “Escolhemos Quatro Barras para ‘Cidade Sede’ do Scapeman pelo apoio e estrutura disponibilizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e por questões ligadas às características da prova, como o ambiente de Floresta Atlântica, as estradas históricas como a Estrada da Graciosa, e todo seu valor histórico e ambiental. Sem dúvida será novamente sede das próximas edições”, afirmou Erick.

Segundo Adriana Heindyk Mocelin, secretária de Cultura e Turismo, o município tem se tornado cada vez mais destino preferido de turistas que vivem na Grande Curitiba. "Observamos um crescimento exponencial de visitantes da capital paranaense e de outras cidades da região metropolitana e em seu entorno. Quatro Barras vai sendo descoberta pelo público como opção de lazer, turismo de aventura e gastronomia", pontua.

O prefeito Loreno Tolardo disse que é uma satisfação acompanhar a evolução do município no setor turístico, diante de um potencial tão vasto e da grande proximidade com a capital. “É motivo de alegria ver que eventos como este, de grande nível e porte, escolham Quatro Barras como município sede. É uma valorização das nossas riquezas naturais e um estímulo importante para o turismo, o comércio e a visitação na nossa cidade”, afirmou o prefeito.