• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Com várias frentes de trabalho, Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal inaugura nova sede

 

Publicado em: 19/08/2022 17:41 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Com várias frentes de trabalho, Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal inaugura nova sede

Crédito: Alessandro Ceconi/PMQB

Abrigo de Cães e Horto Municipal também passaram por um intenso processo de revitalização. Inovações tecnológicas também estão a caminho
    
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal (SMMAABEA) está de casa nova. A cerimônia de reinauguração da nova sede ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), com a presença do prefeito Loreno Bernardo Tolardo; do vice-prefeito Jarbas Mocelin; do promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho; e do secretário da pasta, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto; além de diversas autoridades, servidores e convidados.
    
Localizada próximo ao Jardim Itapira, a secretaria passa a ocupar as instalações anteriormente utilizadas pelo Posto do Detran e pela Secretaria de Esportes. Ao assumir o novo espaço, a SMMAABEA concentrou as várias frentes de trabalho em um só local, garantindo melhores condições de atendimento a agricultores, mais ordenamento nas ações voltadas ao Meio Ambiente, espaço para a frota de caminhões destinados à coleta de resíduos orgânicos e recicláveis; além do suporte a outras áreas de atendimento, como o Abrigo Municipal de Cães, localizado na Campininha; e o Horto Municipal, situado no Bosque Mehry.
    
Várias adequações, reformas e paisagismo foram realizados nos últimos meses. A cerimônia desta sexta-feira marcou não apenas a consolidação do novo espaço físico, como também uma série de ações que vêm sendo coordenadas pela secretaria, como a revitalização do Horto e o do Abrigo Municipal de Cães, a recém parceria formalizada com o IDR-PR (antiga Emater) para a oferta de assistência técnica aos produtores, o apoio à Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras, a parceria com os produtores de orgânicos - que hoje representam 70% da produção destinada à merenda escolar -, e a ampliação de associações de reciclagem que atuam no aproveitamento destes materiais. Hoje, além da Vale Verde, que há anos atua neste importante trabalho no município, outras duas associações reforçam o time: a Cidade Limpa e a Associação de Trabalhadores de Material de Reciclagem de Quatro Barras e Região (ATR).
    
O secretário da pasta, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto, agradeceu a todos os envolvidos em mais esta conquista e destacou a satisfação de poder atuar nesta área. “Com muita gratidão volto a coordenar a secretaria neste espaço, buscando ampliar cada vez mais as ações de cuidado com o meio ambiente, o apoio ao agricultor e as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal”, ressaltou o secretário.
    
O presidente da cooperativa, José Cassiano dos Reis, também fez uso da palavra para agradecer pelo apoio técnico que a cooperativa vem recebendo da Prefeitura. “Há dois anos estamos retomando a cooperativa e hoje ela está a pleno desenvolvimento. Só temos a agradecer pela parceria que consolidamos junto ao município”, disse ele.
    
O presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo José Lago (Dudu), parabenizou a todos pelo trabalho que vem sendo realizado. “É uma satisfação muito grande ver o cuidado e o zelo com nossa cidade, com a limpeza, com o meio ambiente. E grande parte deste trabalho se deve a vocês, da secretaria, que atuam incansavelmente”, falou.
    
O vice-prefeito Jarbas Mocelin também dedicou suas palavras para agradecer às equipes da coleta e da limpeza pelo esmero com que trabalham para a manter a cidade cada vez mais bonita. “Nossa gratidão a vocês, que são uma equipe de fibra, de trabalho, que faz a diferença”, destacou Jarbas.
    
O promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho, ressaltou a importância de buscar um desenvolvimento sustentável para as cidades, deixando um legado positivo para as futuras gerações. “Quatro Barras detém áreas de preservação permanente e uma diversidade ambiental muito importante. Desenvolver o município respeitando o meio ambiente é fundamental, e também um indicador de qualidade de vida, de respeito ao patrimônio natural. É um prazer ver o município se desenvolver desta forma”, afirmou o promotor.
    
Para o prefeito Loreno Tolardo, o dia teve um caráter duplamente festivo. Além de comemorar o aniversário de 83 anos de sua mãe, dona Inez Michelon Tolardo – que esteve prestigiando o evento – Tolardo falou da alegria de estar trabalhando em prol da Joia Rara do Paraná. 

“Este mês de agosto está sendo muito especial para mim. É aniversário da minha mãe, uma mulher guerreira, presente, atuante, que nos ensina muito até os dias de hoje. É momento de celebrar este novo espaço dedicado à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, que certamente traz renovação, benefícios para a população atendida e serviços de qualidade. E é também o mês em que tivemos a confirmação da instalação da Comarca de Quatro Barras, uma das principais conquistas da nossa gestão. Estou muito feliz. Viva Quatro Barras, viva a Joia Rara do Paraná”, enalteceu o prefeito.   

Inovação – Mapa Digital da Coleta
Outro ponto alto do evento foi a divulgação do Mapa Digital da Coleta de Resíduos Recicláveis, que será lançado no que vem dentro do Programa Cidade Inteligente. Com esta nova ferramenta digital, o morador poderá acompanhar pelo computador ou celular os dias e horários da coleta de lixo no seu bairro, facilitando o acesso os itinerários, além de obter, com um simples toque, orientações sobre a separação dos resíduos.

Entrega de uniformes
Outro momento importante foi a entrega de kits de uniformes – contendo duas calças, quatro camisetas, uma jaqueta e uma botina – aos 40 servidores que atuam na coleta de resíduos orgânicos e recicláveis, incluindo motoristas e coletores, que atuam nesta importante tarefa de zelar pela limpeza da cidade.

Homenagem
Dona Inez Michelon Tolardo foi homenageada com uma salva de palmas pelo dia festivo e recebeu flores. Cariovaldo lembrou a atuação sempre presente de Dona Inez no Horto Municipal e no incentivo ao plantio e no trabalho com a terra. 

Presenças
Também estiveram presentes no evento os vereadores Antonio Cezar Toto Creplive, Lucinéia Alves, Anderson Mendonça (Rato) e Edson dos Santos Paula (Negão); além do vereador de Campina Grande do Sul, Sérgio Cavagni; secretários municipais; o tenente da PM, Osvaldo Rehder; representantes do IDR-PR; de conselhos municipais, da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras; servidores da SMMAABEA, além de outras áreas de governo; e convidados.