• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Cidade Inteligente: Quatro Barras vai contratar PPP para avanços nos setores de iluminação, telecomunicações e energia

 

Publicado em: 25/07/2022 17:33 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Prefeitura abriu nesta segunda-feira (25) consulta pública para obter contribuições dos diversos setores. Formulários poderão ser acessados até 25 de agosto

Em busca de serviços públicos cada vez mais eficientes, aliados à tecnologia e à sustentabilidade, Quatro Barras vem desenvolvendo estratégias dentro dos conceitos preconizados nas cidades inteligentes. 

Nesta linha de inovação, a Prefeitura de Quatro Barras abriu nesta segunda-feira (25) a Consulta Pública para contratação de Parceria Público-Privada (PPP) que vai balizar investimentos e serviços nas áreas de Iluminação Pública, Telecomunicações e Energia, através da implantação de usina fotovoltaica.

De forma pioneira, a cidade é a primeira do Paraná a buscar uma PPP que agregue três setores distintos, a fim de garantir economicidade e avanços estratégicos na prestação dos serviços públicos municipais. 

O contrato se dará em um prazo de 25 anos, com estimativa de custo mensal de R$ 298 mil, com previsão de vários investimentos nos setores.

PROPOSTAS - A concessão visa melhorar a qualidade, uniformidade e eficiência do serviço de Iluminação Pública, reduzindo o consumo anual de energia elétrica para alimentação desses ativos em no mínimo 50%. 

Também busca suprir a demanda de internet das edificações públicas através de links dedicados, melhorando a qualidade do serviço prestado aos munícipes nesses locais; integrar 76 locais de videomonitoramento por câmeras inteligentes ao Centro de Controle e Operação, e possibilitar a instalação de pontos de acesso a WI-FI público gratuito, promovendo a inclusão digital da população. 

Por fim, prevê a implantação de Usina Fotovoltaica de geração distribuída para compensação de créditos de energia das unidades consumidoras da Prefeitura, ampliando a produção de energia limpa. 

O prefeito Loreno Tolardo disse que a iniciativa é inovadora e traz para Quatro Barras o conceito de cidade inteligente, que busca aliar desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente, o uso da tecnologia à favor dos serviços públicos e a constante melhoria da qualidade de vida da população. 

“Estamos dando um passo pioneiro no Estado e acredito que servirá de modelo para aprimorarmos outros setores. Hoje, as cidades inteligentes estão focadas no uso estratégico da tecnologia, da sustentabilidade e de um desenvolvimento harmônico, que gere oportunidades, valorizando ao mesmo tempo as características sociais, ambientais e culturais de seus territórios. Este é o caminho”, disse Tolardo.

SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES - Neste grande processo, a Consulta Pública é uma ferramenta decisiva e importante de obtenção de sugestões da população, de empresas e do terceiro setor, que poderão contribuir para o certame, de forma que o processo abranja as demandas atuais e futuras, possibilitando sólidos avanços nos setores. 

A consulta estará aberta até o dia 25 de agosto. Contribua com suas sugestões! 

Acesse o link: CONSULTA PÚBLICA