• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Mais de 2.600 pacientes começam a ser chamados para mutirão de ultrassonografia

 

Publicado em: 20/07/2022 17:35 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Equipamentos de última geração e atendimento especializado estão à disposição da população

Mais de 200 pacientes já foram atendidos durante o mutirão de exames de ultrassonografia promovido pela Prefeitura de Quatro Barras. A campanha teve início no último dia 7 deste mês e foi repetida, semanalmente, nos dias 12 e 19. Ainda no próximo dia 28 de julho, haverá uma nova etapa. Ao longo do mês de agosto, até o dia 1º de setembro, diariamente, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, o mutirão segue à disposição dos moradores da cidade. Ao todo, mais de 2.600 pessoas devem ser atendidas. 

A iniciativa ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Menino Deus em razão do local apresentar espaço favorável e melhores condições logísticas para receber os pacientes para tal finalidade. 

Mutirões como este visam aliviar a forte demanda existente sobre esta e outras especialidades em todo o município de Quatro Barras. A ação é resultante de uma parceria entre a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp). 

De acordo com o médico Renan Martins da Silva, especialista em diagnósticos por imagem que atende os pacientes no mutirão, as análises servem para avaliar eventuais disfunções relacionadas ao abdômen, pélvis, vias urinárias, próstata, canal vaginal, mama e articulações. “Todos que possuem exames pendentes de ultrassonografia devem aproveitar esta oportunidade. O diagnóstico feito por imagem muitas vezes é a base do início de um tratamento”, explica o médico. 

Os equipamentos utilizados para o diagnóstico estão entre os mais modernos existentes, o que permite aos pacientes precisão nos resultados e agilidade no tratamento. O exemplo do comerciante Márcio Alexandre de Lima, morador do Jardim Menino Deus, corresponde exatamente a esta condição. Satisfeito pela qualidade no serviço prestado, ele revela sua preocupação com os cuidados preventivos em relação à própria saúde. “Dizem que os homens se cuidam menos que as mulheres. Mas eu sou um homem que se cuida bastante. Quero ver meus filhos crescerem e aproveitar muito a vida ao lado deles e da minha esposa”, diz. 

Segundo Daniela Ribeiro Cunha, secretária municipal de Saúde, as equipes do Departamento de Agendamento da pasta estão empenhadas em contatar os pacientes que aguardam por estes exames, a fim de agilizar os atendimentos. “O mutirão desafoga um gargalo formado durante a pandemia e possibilita a população que realize os exames de imagem sem ter que sair do município”, lembra a titular da pasta. 

Ainda conforme a secretária, mutirões de outras especialidades também serão programados até o fim do ano. “Todos com o mesmo objetivo: zerar as filas de espera de pacientes”. 

QUALIDADE NO SERVIÇO – Se os equipamentos à disposição da população para a realização de exames de imagem são os mais sofisticados, o atendimento humanizado é outra grande prioridade. Esta é a visão do prefeito Loreno Bernardo Tolardo. “Nossa luta diária é para levar aos contribuintes serviços de qualidade. Sabemos que a saúde é uma questão delicada e aos poucos estamos atendendo as demandas desta área. Também devo lembrar que quem está aguardando para fazer exame de imagem, aproveite que chegou a hora”, reforça o chefe do Poder Executivo.

SERVIÇO – Informações sobre o mutirão de ultrassonografia e previsão para exames de outras especialidades podem ser obtidas junto ao Departamento de Agendamento da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone: (41) 3671-8800 – ramais 8875 / 8876.