Com sucesso de público, Quatro Barras realiza a 1ª Festa do Canteiro

Publicado em: 30/05/2022 16:50 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Com sucesso de público, Quatro Barras realiza a 1ª Festa do Canteiro

Crédito: Bruno Stier/PMQB

Dedicados à arte da cantaria há décadas, profissionais que atuam no corte manual de pedras foram homenageados com festividade na Borda do Campo

Criada para valorizar os canteiros – profissionais que embasaram a economia de Quatro Barras por décadas e que ainda hoje utilizam técnicas manuais para o corte do granito – a Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoveu no último domingo (29) a 1ª Festa do Canteiro, no distrito da Borda do Campo, onde estão instaladas as principais pedreiras da região, produtoras de paralelepípedos, lousas e meios-fios, entre diversos outros materiais também produzidos através da arte da cantaria.

O prefeito Loreno Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin abriram a festividade, dando as boas vindas ao público e fazendo uma saudação especial a todos os canteiros. “Promover esta festa é relembrar a história, é valorizar as famílias que aqui residem e trabalham. É manter viva a nossa cultura e as nossas raízes”, disse o prefeito Tolardo, ao declarar aberta a festa.

O vice Jarbas Mocelin também destacou a importância dos canteiros da Borda do Campo, muitos dos quais seguem o ofício até hoje. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje com vocês, celebrando décadas de trabalho e talento dos nossos canteiros. Todos estão de parabéns. Vocês fazem parte do legado e da história de Quatro Barras”, disse Jarbas.

Atrações
Após aberta, a festividade realizada ao lado da Subprefeitura da Borda do Campo, já registrava intensa movimentação. Já pela manhã, os mais de 500 inscritos na Caminhada “Cantarias do Anhangava”, percorreram um trajeto de aproximadamente 8 km por uma das regiões mais bonitas e visitadas da cidade, nas imediações do Morro do Anhangava, no Parque Estadual da Serra da Baitaca. Em meio ao percurso, os participantes também passaram por duas pedreiras da região e puderam ver o ofício da cantaria, realizado pelos mestres canteiros.

Finalizado o percurso, o grupo retornou ao local da festa, onde já acontecia, de forma paralela, diversas apresentações musicais, e onde uma estrutura com tendas, feira de artesanato e gastronomia, praça de alimentação, Feira de Adoção de Animais, e uma edição especial do Domingão da Família estavam à disposição do público.

Toda a programação foi pensada para contemplar as famílias. Brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce foram oferecidos gratuitamente para as crianças, além de muita recreação infantil.

Outro ponto alto da festa foi a Oficina de Cantaria, idealizada pelo canteiro Luis Honório Marafigo (Luis Preto) e coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, em que os visitantes puderam ver de perto como os canteiros realizam o corte das pedras. Grandes blocos de granito, aos poucos, foram cortados em peças menores e montados, exemplificando como se dá na prática a pavimentação de ruas e calçadas.

O público também pôde conferir a homenagem prestada aos canteiros, através das palavras recitadas na poesia “Cortina de Pedra”, do escritor e canteiro local, Lorival de Lara Rodrigues, transmitida em vídeo durante o evento; e os shows das bandas Sinal Vermelho, Trio Cachaça Pura (TCP), Tony & Epa, e do Grupo Os Bilias, que encerraram a programação.

Canteiros
Presente na festa e feliz pela homenagem, aos 72 anos, o canteiro Leonir Legnani, morador da Borda do Campo, relembrou quando aprendeu o ofício da cantaria com seu pai, por volta dos 12 anos. “Quantos anos já trabalhamos com o corte da pedra, sustentamos nossas famílias, vivemos nossa vida. É uma emoção hoje participar desta homenagem aos canteiros”, disse Leonir, que passados 60 anos ainda segue na ativa.

Maiko Rodrigues da Silva, 35 anos e há 20 anos canteiro, foi um dos profissionais que demonstrou o ofício ao público na Oficina de Cantaria, promovida durante a festa. “Nasci na Borda e fui criado aqui. Aprendi a cortar pedra com meu pai, Manoel, e sigo nesta profissão que é a nossa vida. Fico muito feliz pelo reconhecimento a nós canteiros, estamos sem palavras”, destacou.

Ao avaliar o evento, a secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, disse que a festividade superou as expectativas. “Tivemos uma grande adesão das famílias do município e de pessoas de várias localidades, como Curitiba, Campina Grande do Sul e Colombo. Só temos a agradecer a todos os parceiros que nos apoiaram nesta festa, que busca valorizar as nossas raízes e a nossa gente”, comentou Adriana.

Uma das metas da Prefeitura, segundo ela, foi prestigiar artistas e profissionais locais, neste grande evento. Os shows, feira de artesanato e gastronomia, entre vários outros serviços, foram realizados por artistas e profissionais locais.

Organização
A festa contou com a organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e apoio de todas as secretarias municipais e subprefeituras, que atuaram de forma conjunta em prol da realização do evento; além do efetivo da Guarda Municipal e Polícia Militar; e apoio da Câmara Municipal e da Rádio Graciosa.

Entre as autoridades, estiveram presentes o prefeito Loreno Tolardo; o vice-prefeito Jarbas Mocelin; o presidente da Câmara, vereador Eduardo José Lago (Dudu); os vereadores Edson dos Santos Paula (Negão), Anderson Mendonça (Rato) e Lucinéia Alves; além de secretários municipais e lideranças locais.