• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Prefeito Rafael Greca é homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Quatro Barras

 

Publicado em: 28/05/2022 10:41 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Prefeito Rafael Greca é homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Quatro Barras

Crédito: Bruno Stier/PMQB

O prefeito Loreno Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin acompanharam na tarde da última sexta-feira (27) a Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Honorário de Quatro Barras - a mais alta honraria da cidade - ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, na Câmara Municipal. 

A família Greca teve uma significativa atuação no município, especialmente nas décadas em que a cantaria (o corte manual de pedras) e a erva-mate eram as principais bases econômicas de Quatro Barras, empregando diversas famílias e gerando desenvolvimento ao município. 

A concessão do título foi proposta pelo vereador Edson dos Santos Paula e aprovada de forma unânime por todos os parlamentares da Casa de Leis. 

Greca falou da emoção de receber o título, relembrou a história dos avôs, paterno e materno - dedicados cada um à uma atividade, a extração de pedras e a erva-mate -, sua infância e os aprendizados que vivenciou em solo quatro-barrense. 

"Gratidão é a palavra que expressa este momento. Quantas memórias guardo de meus avós e da região da Borda do Campo. Sinto-me muito distinguido com esta bela homenagem", disse Greca. 

Ele também recebeu uma escultura produzida artesanalmente pelo canteiro Luiz Honório (Pretinho), composta por uma Araucária - árvore símbolo do Estado - e um diamante em granito, esculpido através da arte da cantaria, simbolizando a Joia Rara do Paraná. 

Greca também homenageou todos os canteiros de Quatro Barras, pela importante atuação ao longo das décadas, e parabenizou o município pela realização agora, neste domingo (29), da 1° Festa do Canteiro, em reconhecimento a estes profissionais que construíram e constroem o legado de Quatro Barras, no passado até os dias atuais. 

"Agora somos todos de Quatro Barras", finalizou Greca, ao término da sessão. 

O prefeito Loreno Tolardo falou da satisfação de acompanhar a entrega do título. "A história da família Greca se funde à história do desenvolvimento econômico de Quatro Barras, já que seus avôs aqui desenvolveram as duas principais atividades que embasaram o crescimento da nossa cidade. Além deste grande legado, tenho um carinho especial pelo prefeito Greca, pela valorização das nossas raízes e, como um todo, da Joia Rara do Paraná", afirmou Tolardo.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara, vereador Eduardo José Lago; o vice-presidente Antonio Cezar Creplive, os vereadores Edson dos Santos Paula, Kayo Augustus, Lucinéia Alves, Gilson Rodrigues Cordeiro, André Barcia e Sandro Eleno Andreatta; a deputada estadual Maria Vitória; o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti; os vereadores de Curitiba, Tico Kusma, Pier Paulo, Mauro Inácio e Serginho; os ex-prefeitos de Quatro Barras, João Carlos Creplive e Roberto Adamoski; secretários municipais de Curitiba e Quatro Barras; representantes de entidades; entre várias outras lideranças. 


Imagens