Num encontro de gerações, crianças e idosos partilham a horta

Publicado em: 10/07/2017 10:19

Duas gerações diferentes, um mesmo objetivo. Assim foram as atividades realizadas nas escolas municipais Izair Lago, na Borda do Campo, e João Curupaná da Silva, no Jardim Menino Deus: crianças e idosos compartilharam o plantio de hortaliças e flores, como parte das atividades do Mês do Meio Ambiente.

A ação envolveu os Grupos da Melhor Idade atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do CRAS, e alunos das escolas, que juntos plantaram mudas e sementes, trocando experiências e aprendizados.

"Eles aprendem muito rápido, são inteligentes e curiosos. Adorei este contato com as crianças, elas têm uma energia muito boa", disse a moradora do Gralha Azul, Damir Gonçalves dos Santos, de 77 anos. Ela contou que aprendeu a plantar com os pais, que tinham lavoura de milho e feijão, e uma vasta horta em casa. Naquela época quase nada era comprado, só produzido em casa.

Se a experiência foi positiva para quem ensinou, também foi prá lá de produtiva para quem aprendeu. Vitor Emanuel, de 7 anos, falou sobre as lições que vai levar para casa. "Nós devemos cuidar das plantas e proteger a natureza. Isso é muito importante. Ela nos fornece alimento, temperos e traz mais saúde", disse Vitor, contando que ajudou a plantar mudas de couve-flor, alface e brócolis.

A professora que vem desenvolvendo o projeto da horta na Escola Izair Lago, Lorena Kusma dos Santos, disse que ficou emocionada ao ver as crianças e idosos partilhando a horta. "É o quarto ano que desenvolvemos o projeto, mas esta participação da Melhor Idade aconteceu pela primeira vez. É muito gratificante ver o envolvimento da comunidade num projeto assim", contou.

Ela disse que antes do plantio, os idosos contaram histórias da infância e de como eram as escolas antigamente. O prefeito Angelo Andreatta (Lara) e a primeira-dama Adriane Andreatta acompanharam a atividade na escola. "É muito importante esta energia entre as crianças e os idosos, resgata o convívio entre gerações tão diferentes, mas que se complementam. São pequenas ações assim que transformam o mundo", afirmou Lara.

A atividade foi organizada pela Secretaria de Assistência Social, com apoio das secretarias de Meio Ambiente e Educação. Entre as ações desenvolvidas estiveram plantio de sementes e flores, produção de hortas e canteiro de temperos, utilização do cal e compostagem.