Copa Quatro Barras de Atletismo reuniu mais de 220 atletas no último sábado

Publicado em: 11/04/2022 12:06 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Com 13 modalidades, provas foram disputadas por atletas de Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Colombo

A fim de valorizar e incentivar a prática do Atletismo, a Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude realizou no último sábado (9) a Copa Quatro Barras de Atletismo, reunindo atletas do município e também de cidades vizinhas como Campina Grande do Sul e Colombo. Foram ao todo 223 atletas participantes.

Eles competiram em 13 diferentes modalidades. Pela categoria A, masculina e feminina, foram realizadas provas de 100m, 200m, 400m, 800m, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo; e pela categoria B, provas de 80m, 150m, 800m, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo. Todas as provas ocorreram na pista do Estádio Municipal Osni Antônio da Silva, no Itapira, com atletas dos 10 aos 17 anos.

Outra participação importante foi a dos alunos da Escola Especial Joanna Valache, que também competiram nas provas, interagindo com atletas de todos os municípios participantes.

Segundo o professor de Atletismo da Prefeitura, Gerson Gonçalves, uma ampla preparação envolveu a organização do evento, realizado com o apoio de diversos setores e colaboradores, além da adesão dos municípios participantes. Já dias antes da copa, um importante trabalho de recuperação da pista e de benfeitorias foi promovido no local, para oferecer aos atletas as melhores condições para a prática das modalidades.

“É uma alegria muito grande ver os resultados desta mobilização, mostrando aos nossos atletas que esportes considerados não tão populares oferecem uma gama de modalidades e possibilidades. Temos que valorizar isso continuamente. Gostaria de agradecer às várias pessoas envolvidas, as secretarias de Educação, Esporte, Lazer e Juventude; Infraestrutura; TI e Comunicação; Guarda Municipal (GMQB); vereadores; enfim, todos os colaboradores que ajudaram muito na realização deste evento, fazendo especial menção também à empresa Innon pelo apoio”, disse ele.

O secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré), disse que o evento superou as expectativas e que promoveu uma sadia competição entre atletas. “O que vimos aqui hoje foi um evento de promoção ao esporte, de valorização dos nossos atletas e de modalidades inclusivas, que possibilitam a participação de todos, sem distinções. Isto é o que o prefeito Tolardo sempre nos pede, um olhar especial para o potencial transformador do esporte. Cada atleta está de parabéns não só pelo desempenho nas provas, mas pela dedicação à prática esportiva”, destacou o secretário.

Ao fim das competições, cada atleta recebeu medalhas de participação e os 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria subiram ao pódio para receber os troféus.

Presenças
A Copa Quatro Barras de Atletismo contou com a presença do secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré); de Infraestrutura, Logística e Frotas, Paulo César de Lima Júnior (Juninho); e de TI e Comunicação, Luis Henrique Francisco; dos vereadores de Quatro Barras, Anderson Mendonça (Rato), Kayo Augustus e Gilson Rodrigues Cordeiro (Gilsinho); dos vereadores de Colombo, Joel Bueno e Anderson Prego; além de familiares dos atletas e público presente.

Projeto de Atletismo
O projeto de Atletismo oferecido gratuitamente pela Prefeitura acontece todas as terças e quintas-feiras, com treinos no período da manhã (das 9h às 11h) e no período da tarde (das 14h às 16h), na pista do Estádio Municipal Osni Antônio da Silva, o Osnizão, no Itapira. Interessados em participar podem entrar em contato com a Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7923. As vagas estão disponíveis para maiores de 10 anos.

De acordo com o professor Gerson, o atletismo é um esporte que agrega muitos benefícios à saúde, além de ser acessível a todos. “O Atletismo é um esporte democrático, em que todos podem participar, tendo em vista que as habilidades de correr, saltar, lançar e arremessar são fundamentais para o ser humano, favorecendo o desenvolvimento físico e motor, que propiciam qualidade física e saúde”, afirmou ele.