Escola Especial Joanna Valache reinaugura quadra de golfe com torneio intermunicipal

Publicado em: 07/04/2022 17:32 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Integração entre atletas de cidades vizinhas demonstra importância do esporte para o desenvolvimento de alunos especiais

Alegria e expectativa marcaram a reabertura do Circuito de Jogos de Inclusão, que está sendo retomado agora, após dois anos de pandemia, e que mobiliza um time especial: atletas de escolas especiais dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Pinhais e Campina Grande do Sul.

A retomada deste projeto, que prevê competições de diferentes modalidades nos municípios participantes, foi realizada nesta quinta-feira (7), com a primeira etapa sediada na Escola Especial Joanna Valache, em Quatro Barras, e culminou com outro evento importante para a escola: a reinauguração da quadra de golfe, construída em 2016 e desde então utilizada para a prática do Golf-7.

O evento inaugural do circuito contou com a participação de cerca de 30 alunos das cidades que integram a competição esportiva, além de profissionais dedicados à Educação Especial. O prefeito Loreno Tolardo; o vice-prefeito Jarbas Mocelin; e o secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré), acompanharam a cerimônia de abertura, destacando o potencial transformador do esporte para o desenvolvimento dos alunos.

“Quero dar as boas vindas a todos os alunos e municípios hoje representados, e falar da satisfação de acompanhar um momento tão importante de integração através do esporte”, disse Tolardo. O prefeito também falou sobre o processo contínuo de melhorias estruturais na Escola Joanna Valache, que desde o ano passado vem recebendo ações de revitalização, como pintura, colocação de pisos, aquisição de equipamentos esportivos, além da reforma da quadra de golfe, que recebeu um novo gramado sintético.

“Teremos muitas novidades e investimentos pela frente, como a cobertura desta quadra, que favorece muito a prática esportiva, e a construção de três novas salas de aula”, anunciou Tolardo.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin também destacou a satisfação de acompanhar este momento da escola. “É muito bonito ver esta integração dos municípios a favor da inclusão. Hoje é um dia de especial alegria”, disse ele.

O secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré), agradeceu e parabenizou a equipe da Escola Joanna Valache pela dedicação incondicional aos alunos. “Esta equipe trabalha muito. Só temos a parabenizar o belo trabalho que estes profissionais vêm fazendo. O prefeito nos pede diariamente este olhar pela Educação e a qualidade do ensino aos nossos alunos. Vocês realizam um papel essencial neste sentido”, disse Fré.

CIRCUITO - O Circuito dos Jogos de Inclusão teve início em 2018 por iniciativa dos profissionais de Educação Física das Prefeituras Municipais. De acordo com a coordenadora de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Toledo, neste ano de retomada, várias modalidades estão previstas como o Golf 7, futsal, bocha, poli bate e atletismo, com competições nos municípios participantes.

A diretora da escola, Vanessa Alcântara, contou sobre a expectativa que envolveu a retomada do circuito. “É gratificante ver o entusiasmo dos alunos e esta parceria tão produtiva com os municípios vizinhos. Toda a equipe da escola se mobiliza e o resultado nos emociona. Não há alegria maior do que ver nossos alunos felizes”, contou a diretora.

A reforma da quadra de golfe também tem um papel importante no dia a dia dos alunos. Segundo o professor de Educação Física, Tiago Silva, o novo gramado sintético facilita deslocamentos e a mobilidade da bola e dos atletas, favorecendo o desempenho e a prática do golfe. Hoje duas modalidades do esporte são praticadas na Escola Joanna Valache: o Golf-7 e o Golf MM, uma modalidade criada no próprio espaço escolar para tornar o esporte ainda mais inclusivo. Atualmente, todos os alunos da escola – ao todo 56 – participam do projeto de golfe.