Após um mês de mutirão, Prefeitura zera processos em espera no Urbanismo

Publicado em: 25/03/2022 10:27 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Hoje, Secretaria de Planejamento Urbano tem 95% dos processos atendidos ou encaminhados. Os 5% restantes referem-se a novos processos abertos na semana

Há exatos 30 dias, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de Quatro Barras promoveu uma ação estratégica para aprimorar a prestação de seus serviços e implantar mais agilidade na resolução e encaminhamento de processos que tramitavam no setor. O Mutirão do Urbanismo, como foi denominada a ação, teve as expectativas superadas.

Foram 296 processos despachados durante as duas semanas de atendimento intensivo, dos quais 155 foram completamente encerrados no período da ação, o que correspondeu a cerca de 75% de processos solucionados. Do total geral, 141 tiveram o andamento no setor e foram encaminhados para outros departamentos, como Tributação, Meio Ambiente e Engenharia, para a tramitação necessária, conforme a natureza dos requerimentos.

As principais demandas atendidas no mutirão consistiram em solicitações de ligação de água e luz; numeração predial; liberação/emissão da Guia Amarela e Guia Azul; anuência da COMEC; licenças de transportes; Alvará de Ambulante; aprovação de projetos; Alvarás de Construção; Conclusão de Obras (CVCO); Cancelamento de Alvará; Certidão de Confrontantes, entre outros serviços diversos.

Com o novo dinamismo gerado pelo mutirão, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano conseguiu, após um mês de realização do programa, zerar os processos que se encontravam em espera no setor, reduzindo significativamente o tempo de resposta às solicitações da população, que hoje tem seus pedidos respondidos ou encaminhados (conforme natureza do requerimento) no prazo de uma semana.

“Com o mutirão, realizamos uma força tarefa importante para agilizar os processos e garantir mais efetividade no atendimento à população. O resultado foi tão positivo que superou nossas expectativas e permitiu um novo ritmo de trabalho a toda a equipe. Hoje estamos com 95% de processos resolvidos, que são fruto da dedicação de vários colaboradores, com a meta de oferecer o melhor atendimento ao cidadão”, disse o diretor de Urbanismo, Wellington Benedetti (Elitinho).

O secretário da pasta e vice-prefeito, Jarbas Mocelin, comentou sobre os recentes avanços no setor, que hoje possibilitam um trabalho diferenciado à população. “Semanalmente temos um controle via relatório do período de encaminhamento e resolução dos processos. É com muita satisfação que podemos avaliar o grande avanço na agilidade dos serviços prestados, que refletem diretamente no atendimento à população”, enfatizou Jarbas.

Serviço: A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano está localizada no prédio ao lado da Prefeitura Municipal (onde anteriormente funcionava o Setor Jurídico), com horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Mais informações, entre em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8840.