Com sucesso de público em Quatro Barras, espetáculo conta a história da imigração no Paraná

Publicado em: 23/03/2022 16:18 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Lançando um convite para uma viagem lúdica que narra a chegada dos imigrantes no Estado, apresentações culturais reuniram alunos das Escolas Municipais e Escola Especial nos dias 22 e 23

Incentivando o contato com a arte e a cultura, três espetáculos teatrais mobilizaram alunos das Escolas Municipais de Quatro Barras e da Escola Especial nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), no plenário da Câmara Municipal. O “Menestrel conta a imigração no Paraná” é uma criação da Companhia Karagozwk que une música, teatro de sombras e um importante resgate às raízes da imigração, lançando um olhar sobre as características das diferentes etnias e a contribuição de todos estes povos para o Estado que conhecemos hoje.

Com uma carroça no centro do palco, a peça convida o público à uma viagem lúdica no tempo, narrando a chegada de italianos, franceses, portugueses, alemães, poloneses, ucranianos, holandeses, africanos, japoneses, sírio-libaneses, entre outras etnias que se firmaram em solo paranaense.

Ao todo, cerca de 450 alunos, de 4º e 5º anos, e professores, acompanharam os espetáculos, realizados por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), do Governo do Paraná, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Quatro Barras, e parceria da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude. A apresentação também foi narrada em libras, garantindo a inclusão de todo o público presente.

A secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, falou sobre a satisfação de receber um espetáculo que valoriza a história e as tradições do Paraná. “É uma alegria presenciar este contato entre as crianças e a arte, e todo o estímulo que se cria para conhecer mais a história do nosso Estado. Aproximar a arte da comunidade é um dos nossos grandes objetivos, hoje viabilizado por esta bela parceria com o Governo do Estado”, disse Adriana.

Na tarde desta quarta-feira (23), a companhia também ministrou uma oficina para professores de Artes das escolas municipais e profissionais da Casa da Cultura. Um dos destaques da oficina foi focar na sustentabilidade. Todos os materiais utilizados pelos artistas são desenvolvidos de forma sustentável pela própria companhia em um atelier em Curitiba, com a utilização de materiais recicláveis - uma forma de incentivar a conduta responsável do cidadão e a preservação do meio ambiente.