Transporte a custo zero: passageiros de Quatro Barras poderão circular pelo município, sem pagar nada

Publicado em: 09/03/2022 08:55 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Prefeitura vai lançar projeto inovador para ampliar a mobilidade nos bairros, fortalecer o comércio e incentivar a geração de empregos local

A Prefeitura de Quatro Barras traz mais uma inovação no que se refere ao transporte público municipal. A partir do dia 21 de março, passa a vigorar a tarifa zero para o transporte coletivo em toda a extensão municipal, seja nas áreas urbanas ou rurais. Ou seja, a população poderá se deslocar de um bairro a outro sem pagar nada. O lançamento oficial do novo sistema será realizado nesta quinta-feira (10), às 10h30, ao lado do Terminal Rodoviário.

A implantação do transporte gratuito, que opera dentro dos limites do município, será viabilizada pela Prefeitura de Quatro Barras, em conjunto com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), do Governo do Paraná, e escreve um novo capítulo na história da cidade, que avança em termos de mobilidade de forma pioneira no Estado.

Idealizador do projeto de isenção da tarifa, o prefeito Loreno Tolardo disse que a meta da Prefeitura, que irá custear o transporte, é auxiliar o trabalhador e, ao mesmo tempo, fomentar o comércio local; atrair investidores; incentivar a contratação de mão-de-obra local; gerar mais empregos e permitir livre circulação à população – uma medida importante para que as pessoas priorizem adquirir ou contratar serviços dentro do município.

“O projeto impulsiona vários setores de forma simultânea, e o mais importante, beneficia o trabalhador das mais diversas áreas, reduzindo custos que muitas vezes são bancados pelo próprio trabalhador. Queremos que a livre circulação auxilie as pessoas, fortaleça o comércio e incentive a geração de empregos”, disse Tolardo.

Pioneirismo
Quatro Barras é a primeira cidade da Região Metropolitana a implantar a Tarifa Zero no transporte coletivo municipal, e uma das pioneiras no Paraná a oferecer transporte gratuito à população. E o melhor, o serviço chega à comunidade sem burocracias ou cadastros prévios. O passageiro terá livre acesso às três linhas exclusivas que irão operar tanto em dias úteis, quanto em fins de semana, com mais de 50 horários à sua disposição.

Como irá funcionar
O transporte gratuito será oferecido pelas linhas O11 - Borda do Campo/Terminal de Quatro Barras, O12 - São Pedro - Jardim Menino Deus (via Terminal de Quatro Barras) e O13 - Palmital - Ribeirão do Tigre/Terminal de Quatro Barras. Mesmo com a incorporação da tarifa zero nas linhas municipais, o sistema metropolitano continua com atendimento normal através das linhas de ligação com Curitiba (Guadalupe e Terminal do Santa Cândida), Campina Grande do Sul e Piraquara, ou seja, ao se deslocar para outros municípios o passageiro terá o custo normal da passagem.

Para distribuir os serviços no Terminal Rodoviário, estão previstas adequações para o atendimento híbrido, permitindo acesso às linhas municipais sem passagem pela catraca no terminal e a implantação de catraca para as linhas metropolitanas, de forma que ambas estejam integradas.

Parceria
O prefeito Loreno Tolardo disse que a consolidação da tarifa zero é fruto de um longo trabalho de estudo e viabilização por parte da Prefeitura e da COMEC, e que se tornou possível graças a esforços compartilhados das duas instituições.

“Queríamos muito tornar este projeto realidade, por entendermos os grandes benefícios que ele trará para a comunidade e para o desenvolvimento da cidade como um todo, e a COMEC foi uma grande parceira neste sentido”, afirmou Tolardo, ao agradecer o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Gilson Santos, e toda sua equipe técnica.

Novidades
Além de inovadora, a notícia da tarifa zero não chega sozinha. A Prefeitura de Quatro Barras já tem o projeto para instalação de um novo e moderno terminal rodoviário no Jardim Menino Deus, um dos bairros mais populosos da cidade.

A obra vem ao encontro das políticas de fomento ao comércio e de desenvolvimento do bairro, que iniciaram já no ano passado com a implantação da Subprefeitura do Jardim Menino Deus, a instalação de uma Agência Lotérica, e mais recentemente com a inauguração da nova sede do Posto do Detran, que favorecem a rotatividade de pessoas e a procura por produtos e serviços no bairro.

Confira na imagem como vai funcionar o deslocamento das linhas pelo município.