Rede de Proteção promove evento alusivo ao Dia da Mulher

Publicado em: 08/03/2022 17:53 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Em ação integrada, encontro enfatizou a importância da garantia de direitos à mulher

A Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências, de Quatro Barras, que conta com a atuação integrada das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Família (CRAS e CREAS); Saúde; Educação, Esporte, Lazer e Juventude; e Ordem Pública e Segurança; e o Conselho Tutelar de Quatro Barras - para o atendimento integral a vítimas de violência, realizou na tarde desta terça-feira (08), um evento especial alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

Com a proposta de prevenir casos de violência e, principalmente, destacar a importância da garantia de direitos às mulheres, o evento reuniu grande público no plenário da Câmara Municipal, composto majoritariamente por moradoras de diversas localidades, representantes de entidades, de conselhos municipais, grupos da Melhor Idade, servidoras e lideranças locais.

Já na abertura do evento, a mesa foi composta pelas cinco mulheres que gerem as pastas municipais de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo; de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha; de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin; da Coordenadoria de Controle Interno, Flávia de Alcântara Bernardi; e de Administração, Finanças e Planejamento, Viviane Bernardi; além da coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Marlene Pires da Silva; e da representante feminina do Poder Legislativo, vereadora Lucinéia Alves, que saudaram o público presente, dando as boas-vindas a todos.

Em seu pronunciamento, a secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, falou sobre a importância da garantia de direitos à mulher e do trabalho de prevenção e enfrentamento às violências coordenado pela rede.

“Em nossa secretaria, todos os dias atendemos mulheres que, assim como eu, são mães, avós, irmãs, cada uma com suas particularidades, e buscam, através de nossos serviços, dignidade, igualdade de direitos e respeito. Através da rede, este trabalho ganha ainda mais força, tanto no que diz respeito à prevenção, quanto ao atendimento de mulheres vítimas de violência”, afirmou ela. “A mulher merece respeito e oportunidades. Hoje parabenizo o prefeito Loreno Tolardo pela sensibilidade de governar nossa cidade, dando oportunidade e autonomia para cinco mulheres serem gestores de importantes secretarias”, enfatizou Ieda.

A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, também falou sobre a importância da atuação integrada nas ações de prevenção e proteção às vítimas de violência, e também mencionou a alegria ao ver o plenário com grande público reunido. “O que vemos aqui hoje é resultado de muito trabalho, no combate à pandemia e no avanço da vacinação. É fruto da dedicação de muitos profissionais e do prefeito, que não mediram esforços para que pudéssemos estar restabelecendo nossa vida normal. É um momento de muita satisfação e alegria”, destacou Daniela.

Programação
Já na abertura do evento, a cantora local Carol Barros emocionou o público com interpretações de Erasmo Carlos, Caetano Veloso e Milton Nascimento, com temas alusivos à mulher.

Logo após, foi ministrada a palestra “A nova política é uma mulher”, pela médica legista, ginecologista e vereadora de Curitiba, pelo segundo mandato, Maria Letícia Fagundes. Ao longo de sua explanação, ela enalteceu a importância de medidas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, e o engajamento de todas na construção de políticas públicas voltadas às mulheres.

“Quatro Barras já mostra um avanço neste sentido, pelo número de profissionais mulheres gerindo pastas importantes. É disto que precisamos, de mais equidade e participação ativa da mulher, inclusive na política”, disse Maria Letícia.
Também acompanharam a programação, a mãe do prefeito, dona Inez Tolardo; e a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Patrícia Bonfim.

Caminhada
No próximo sábado (12), o Conselho dos Direitos da Mulher, em parceria com o Conselho da Comunidade e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promovem uma caminhada no Parque do Lago, com início às 9h, começando por uma aulão de ginástica. Haverá também mesa de frutas e sorteio de brindes. Todas as mulheres estão convidadas a participar.