• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Prefeitura recebe projeto de Estação de Voo Livre na Serra da Baitaca

 

Publicado em: 14/02/2022 13:40 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Proposta foi apresentada pelo Anhangava Clube de Voo Livre, na última semana
    
O prefeito em exercício, Jarbas Mocelin, recebeu na última quinta-feira (10) o projeto arquitetônico para construção de uma estação de voo livre na Serra da Baitaca, no distrito de Borda do Campo. 

O projeto é uma contribuição do Anhangava Clube de Voo Livre, e prevê soluções técnicas para a construção de rampas de decolagem no Morro do Samambaia, além da instalação de um receptivo na área de pouso, na Estrada da Asa Delta; formas de conservação, manutenção e melhorias na Cachoeira e na Trilha do Samambaia; entre outras ações planejadas em conformidade com os objetivos do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra da Baitaca.

Segundo o presidente do clube, José Otávio Padilha, o projeto visa não apenas a segurança para os praticantes do voo livre, como também contempla ações voltadas ao bem-estar de todos os usuários do parque, e a conservação da biodiversidade local. 

O esporte
Praticado desde a década de 80 na região de Quatro Barras, o voo livre é um esporte radical que atrai cada vez mais adeptos, o que torna a região da Serra da Baitaca um ponto de referência para a prática esportiva no Paraná. Muitos pilotos são atraídos para os morros Samambaia e Anhangava para vislumbrar um dos cenários mais convidativos para o voo livre: a travessia de Quatro Barras a Morretes, passando pelo conjunto de montanhas do Marumbi.    
    
Ao receber o projeto contratado pelo clube e, agora, cedido ao município de Quatro Barras, Jarbas Mocelin falou da importância de ações voltadas ao desenvolvimento do turismo e do esporte, e agradeceu a iniciativa do clube. “O projeto não só demonstra o potencial esportivo da nossa região, como também um grande incentivo ao turismo de aventura. Lembro muito bem, na minha juventude, de acompanhar os primeiros voos realizados no Anhangava, ainda no início da década de 80”, disse o prefeito em exercício.
    
Segundo Padilha, o clube, fundado em Quatro Barras em 1985, hoje vive um momento de expansão, especialmente pelo crescimento da modalidade “hike and fly”, cujo princípio é subir a montanha e voar. “Quatro Barras tem um enorme potencial esportivo e turístico a ser desenvolvido, por isso a importância de uma infraestrutura adequada, com absoluto respeito ao meio ambiente e de acordo com o plano de manejo do Parque. Por isso estamos prestando nossa contribuição, buscando segurança para os esportistas e a evolução do voo livre, através deste projeto construído em parceria com a CSA-Arquitetura”, afirmou. 
    
A secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, que acompanhou a reunião, disse que o projeto contribui para o fortalecimento do setor turístico. “Quatro Barras tem um diferencial importante no que diz respeito aos esportes de aventura. Além de prever conceitos de sustentabilidade, a proposta coloca o turismo em evidência, voltando os olhos dos praticantes do voo livre para o nosso município”, avaliou Adriana. 

Entrega 
A entrega oficial do projeto foi realizada pela diretoria do clube, composta pelo presidente José Otávio Padilha, e pelos pilotos e diretores Gil Piekarz, Eduardo Brandão Heinenberg e Rodrigo Crivellaro. Além do prefeito em exercício e da secretária da pasta, também estiveram presentes o procurador-geral do município, Dr. Miguel Martin Fernandez Júnior; e o assessor da SMCT, Guto Simião.


Imagens