Novo caminhão compactador de lixo vai reforçar sistema de gestão de resíduos

Publicado em: 11/02/2022 09:36 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Veículo foi entregue pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (9), durante solenidade no Guatupê

O sistema de coleta e gestão de resíduos, em Quatro Barras, ganha reforço com a chegada de um novo caminhão compactador de lixo, entregue pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST). A assinatura do convênio e entrega das chaves ocorreu nesta quarta-feira (9), durante solenidade na Academia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais.

O prefeito em exercício, Jarbas Mocelin, participou do evento, que contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior; entre várias lideranças nacionais e estaduais. A destinação do veículo a Quatro Barras ocorreu por intermédio do secretário da SEDEST, deputado estadual Márcio Nunes, e do deputado estadual Alexandre Curi, autor da emenda parlamentar.

A entrega de caminhões faz parte do Programa Patrulha Ambiental, uma iniciativa da SEDEST e do Instituto Água e Terra (IAT), para equipar os municípios para ações ligadas ao meio ambiente. Os recursos são oriundos do programa Paraná Mais Cidades, em conjunto com a Assembleia Legislativa, e viabilizados através da destinação de emendas parlamentares. Cada caminhão entregue pelo programa soma investimentos de R$ 350 mil.

Jarbas agradeceu o investimento que, segundo ele, trará mais eficiência ao sistema, auxiliando em um setor vital para a manutenção da cidade. “Só temos a agradecer a sensibilidade do governo, através do secretário Márcio Nunes e do deputado estadual Alexandre Curi. A chegada do caminhão reforça um serviço essencial, que é a gestão de resíduos sólidos”, disse Jarbas.

O prefeito esteve acompanhado pelo secretário de Obras, Levi Camargo; pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, Cariovaldo Ferreira Neto; pelo diretor Flávio Skiba, e pelo servidor Gilmar Ornagui.

Coleta e gestão de resíduos
A coleta de resíduos orgânicos, bem como a de materiais recicláveis, é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal. Segundo levantamento da pasta, em média, são coletadas por mês mais de 330 toneladas de lixo orgânico em todo o território municipal.