Prefeitura vai implantar muralha digital para prevenir e coibir ações criminosas

Publicado em: 09/02/2022 09:26 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Contrato foi assinado no final de janeiro, antes do prefeito Loreno Tolardo se licenciar do cargo. Novo sistema de monitoramento vai permitir pronta resposta da GM, além de subsidiar a investigação de crimes e a localização de suspeitos

A tecnologia será a mais nova aliada das forças de segurança em Quatro Barras. A Prefeitura, através da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, está implantando a muralha digital – um sistema de monitoramento e cercamento digital que permite controlar entradas e saídas da cidade, e a movimentação em pontos estratégicos, de grande circulação ou pontos ermos, a exemplo das áreas rurais.

O novo sistema prevê a instalação de 19 câmeras de monitoramento, 9 delas no modelo LPR (OCR), que permite a leitura e reconhecimento de placas de veículos; além de outras 10 câmeras Speed Dome, com ângulo de 360º.

As 9 câmeras LPR serão posicionadas nas entradas e saídas da cidade, rotatórias, além de locais de grande fluxo, e serão uma ferramenta estratégica na identificação de veículos com alerta de roubos ou furtos, na localização de suspeitos, no monitoramento de veículos, além de dar suporte e base de dados para os serviços de investigação realizados pela Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Civil.

Todo este aparato será coordenado e acompanhado na sala de monitoramento da GM, que receberá novos painéis, 6 monitores de 50’, além de novos equipamentos de computação e telefonia. “Todo este conjunto é o que chamamos de muralha digital, porque permite um controle efetivo de quem entra e sai da cidade. A cada alerta de roubo ou furto, o sistema emite um alarme na base, avisando as equipes da presença de suspeitos. Além deste controle, com as câmeras Speed Dome, poderemos monitorar áreas de maior circulação de pessoas, como pontos comerciais, praças, entre outros”, explicou o comandante da GMQB, Michel Jess.

Outro avanço diz respeito à segurança nas áreas rurais, que pela primeira vez serão monitoradas por um sistema de monitoramento de alta tecnologia. Já está prevista a instalação de câmeras no Florestal, na Campininha e no Palmital, nesta primeira etapa. Mas o planejamento da Prefeitura ainda engloba etapas sequentes em várias outras regiões da área rural, fazendo uso da energia solar.

O secretário interino de Ordem Pública e Segurança, que coordenou o projeto na época, Frederico Bernardi, disse que o novo sistema será um divisor de águas na área de segurança pública e que vai permitir uma atuação cada vez mais integrada com as polícias Civil e Militar. “Vamos utilizar a tecnologia no combate à criminalidade, subsidiando as equipes com informações que irão permitir a localização de suspeitos, o rastreio de veículos e até mesmo o controle de fugas, dando uma pronta resposta no atendimento à população”, disse Frederico.

Assinatura
O contrato para implantação da muralha digital de segurança e monitoramento foi assinado no final de janeiro, antes do prefeito Loreno Tolardo se licenciar do cargo. Durante a assinatura, Tolardo falou sobre a importância do investimento e o salto que o setor dá com a implantação do novo sistema.

“O nível da segurança pública será elevado a um novo patamar. Com este sistema, damos novos subsídios para os agentes tanto na atuação preventiva, como ostensiva, além de inibir a prática de crimes no município. Toda esta base de dados e imagens vai reforçar não apenas a atuação da Guarda Municipal, que terá um forte aparato tecnológico a seu dispor, como também de outros órgãos de segurança, que terão uma atuação cada vez mais integrada. É somando forças que faremos frente à criminalidade”, destacou o prefeito.

A empresa contratada já iniciou os procedimentos para instalação do sistema, que segundo Bernardi, deve começar a operar em cerca de 90 dias.