• (41) 3671-8800
  • Seg. à Sex. 8h00 às 12h e 13h30 às 17h30

Volta às aulas: mais de 2.700 alunos são esperados nas escolas e CMEIs no próximo dia 7 de fevereiro

 

Publicado em: 03/02/2022 17:29 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Cumprindo todas as medidas sanitárias, espaços escolares iniciam novo ano letivo em modo 100% presencial
    
Escolas municipais, Escola Especial e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Quatro Barras reabrirão as portas na próxima segunda-feira (7) para o início das aulas em toda a rede de ensino. Ao todo, mais de 2.700 crianças são esperadas nos espaços escolares para o ano letivo, agora em modo 100% presencial. 
    
Com o avanço da vacinação de crianças e a adoção de protocolos sanitários para a prevenção da Covid-19 em todas as instituições de ensino, o setor educacional vê o ano de 2022 com otimismo e com o sentimento de retomada.

Reabertura
Na segunda-feira (7), as escolas municipais e a escola especial já passam a funcionar em horário normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em virtude da faixa etária dos alunos dos CMEIs e da necessidade de um período de adaptação, entre os dias 7 e 11 de fevereiro, os Centros Municipais de Educação Infantil iniciam o atendimento apenas no período da tarde, passando a funcionar de forma integral já a partir do dia 14. 

Protocolos de Saúde
A fim de garantir a saúde de alunos e profissionais, a Secretaria de Educação, em planejamento conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, manterá todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Alunos que utilizam o transporte escolar, mesmo antes de chegar às escolas, terão a temperatura aferida e receberão álcool em gel para higienização das mãos. 
    
Os alunos que utilizam transporte próprio para ir à escola, já no portão passarão pelo mesmo procedimento: aferição de temperatura e higienização das mãos. Caso seja constatada febre, o aluno deverá retornar para casa, com encaminhamento para avaliação na Unidade Básica de Saúde. 

Além disso, será obrigatório o uso de máscaras por alunos e profissionais em todas as instituições. As crianças deverão portar, além da máscara em uso, outras duas adicionais para a troca após os períodos de alimentação e garrafinhas de água individuais.

Planejamento educacional
A volta às aulas é um momento especial para toda a classe escolar. Educadores e profissionais de todas as áreas, atuantes em escolas e CMEIs, bem como no transporte escolar, estão realizando nesta semana a Formação Continuada em cada instituição de ensino. A preparação, além de desenvolver habilidades e conhecimentos, também é uma etapa importante para o planejamento educacional de 2022, especialmente após os desafios enfrentados pelo setor nos últimos dois anos de pandemia.
    
“Além de realizar o planejamento do ano, os profissionais também se dedicam a outra tarefa essencial: elaborar um diagnóstico de aprendizagem das turmas para avaliar possíveis defasagens e estratégias de atuação para retomada. Este trabalho é bastante pontual, de acordo com a realidade de cada instituição”, explicou o secretário da pasta, Fredinei Rodrigues (Fré).  
    
A Formação Continuada, como o próprio nome diz, não se resume ao início do ano letivo. Ao longo de 2022, o processo de formação pedagógica dos profissionais continua, de forma permanente, garantindo avanços e novas estratégias para o desenvolvimento da área educacional.
    
“É com olhar de carinho e boas vindas que vamos iniciar este novo ano letivo, seguindo o que o prefeito Loreno Tolardo sempre enfatiza: qualidade na Educação, novos projetos e, principalmente, total dedicação aos nossos alunos”, concluiu o secretário. 
    
O prefeito em exercício, Jarbas Mocelin, também falou da satisfação de presenciar este momento. “Todos esperávamos por este retorno pleno das atividades e do consequente avanço educacional que a presença dos alunos na escola possibilita. É uma etapa importante para a Educação e estamos preparados e confiantes para o ano letivo que inicia. As nossas boas-vindas a todos”, disse Jarbas. 
 


Imagens