Secretaria de Saúde otimiza atendimento para pacientes com síndrome gripal ou suspeita de Covid-19

Publicado em: 01/02/2022 17:17 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Primeiro atendimento será realizado nas Unidades Básicas de Saúde. Caso necessite, paciente será encaminhado para o Pronto Atendimento. Entenda também os critérios para testagem de pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus

A fim de agilizar o atendimento a pacientes com sintomas de síndrome gripal ou suspeita de infecção pela Covid-19, além de evitar filas e novas contaminações, a Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Barras lançou um novo fluxo de atendimento a pacientes sintomáticos e assintomáticos, que tiveram contato com pessoas infectadas.

A partir desta terça-feira (1º), os pacientes deverão procurar a Unidade Básica de Saúde de referência, ou seja, a mais próxima do seu local de residência.

Na UBS, o paciente passará pela triagem, para avaliação do quadro clínico e, se houver necessidade, em casos graves, será encaminhado para o Pronto Atendimento Municipal, localizado no antigo Hospital Caritas. Entre os sintomas mais graves estão falta de ar, temperatura acima de 37,8º que persiste mesmo com o uso de antitérmicos, confusão mental ou náuseas e vômitos persistentes.

Nos casos de sintomas respiratórios mais leves, o paciente receberá atendimento na própria UBS, retirando também o Termo de Isolamento conforme protocolo da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), que prevê 10 dias de isolamento para pacientes sintomáticos leves e 7 dias para pessoas assintomáticas que tiveram contato com casos positivos.

A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, disse que o novo fluxo vai agilizar o atendimento de pacientes, evitando deslocamentos desnecessários, além de filas, e a otimização do acompanhamento médico, especialmente neste momento de alta nos casos de contaminação, gerada em grande parte pela variante Ômicron, e pela circulação de novos vírus, a exemplo da gripe H3N2.

“Com a triagem na Unidade de Saúde, o paciente passa a ser direcionado ao PA somente quando for necessário. Isto dá a possibilidade de um atendimento mais efetivo tanto nos casos leves quanto em pacientes com quadros mais graves. Este é um fluxo adotado pela Secretaria de Saúde, em conjunto com os departamentos de Vigilância de Saúde de Quatro Barras e Campina Grande do Sul. Queremos dar rápida resposta aos nossos pacientes”, disse a secretária.

Testagens
Os critérios para testagens de infecção pela Covid-19 também mudaram. Devido à nova disseminação da doença em território nacional e da necessidade racional da utilização de testes para diagnóstico do coronavírus, novos critérios foram estabelecidos, em atendimento à recomendação da OPA/OMS.

Testes RT-PCR, um dos mais eficazes para detecção da doença, poderão ser aplicados em pacientes que requeiram hospitalização, gestantes sintomáticas ou pacientes que estejam inseridos nos grupos de risco para agravamento da Covid-19, como idosos ou pessoas com imunodeficiência.

O teste rápido de antígeno (TR-Ag) também passa a ser aplicado em casos mais específicos como em pacientes com quadros respiratórios agudos associados a sintomas como febre, tosse e falta de ar, ou dor de garanta, diarreia, diminuição do olfato, dores no corpo, cansaço e fadiga. Nos casos leves, a testagem passa a ser indicada a apenas um integrante da família e aos demais basta seguir o Termo de Isolamento Domiciliar, sendo dispensável a testagem.

Os novos critérios para aplicação de testes são necessários neste momento, tendo em vista a alta contaminação pela Covid-19 no país e a limitação de testes disponíveis em território nacional, de acordo com orientação da Secretaria Estadual de Saúde – SESA.

Comunicado de Isolamento Familiar
Conforme o Decreto Municipal nº 8551/2022, expedido em janeiro deste ano pela Prefeitura de Quatro Barras, para fins de controle da circulação e propagação do coronavírus, laboratórios clínicos, farmácias e drogarias sediadas no município deverão emitir o Comunicado de Isolamento Domiciliar para pessoas que apresentem exame laboratorial ou teste rápido de antígeno detectável para Covid-19.

Empresas e demais pessoas jurídicas de qualquer natureza deverão manter afastados do ambiente de trabalho os funcionários próprios ou terceirizados, estagiários, sócios, fornecedores, colaboradores, voluntários, prestadores de serviços ou outros que estejam com determinação de medida de isolamento domiciliar até o final do prazo do isolamento.

Contratação de médicos
Além de ampliar o fluxo de atendimento aos pacientes com síndrome gripal, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando o chamamento de novos médicos para atuar na Estratégia Saúde da Família e no atendimento à Covid-19, através do Processo Seletivo Simplificado (PSS) aberto em dezembro de 2021.

Um médico clínico geral, com carga horária de 40 horas, já assumiu a função na Unidade de Saúde da Sede. Ainda estão sendo chamados mais três médicos (40h) e dois médicos (20h), para ampliar o atendimento à população, garantindo acesso humanizado e integral aos usuários do sistema de Saúde.