• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras inicia vacinação de crianças contra Covid-19 na próxima segunda-feira 

 

Publicado em: 20/01/2022 12:25 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Quatro Barras iniciará, na próxima segunda-feira (24), a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. As primeiras doses serão para grupos prioritários, a começar pelas crianças com deficiência e as acamadas, seguidas das que têm comorbidades (maior risco na contaminação pelo vírus por já ter outra doença diagnosticada). 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação ocorrerá nas Unidades de Saúde Menino Deus, Sede e Borda do Campo, das 13h30 às 16h, sendo que na segunda-feira as doses serão especificamente para crianças com deficiência e na terça-feira (25) para as acamadas e com comorbidades. No caso das crianças acamadas, os pais ou responsáveis deverão entrar em contato com a Unidade de Saúde de referência para solicitar a vacina domiciliar. 

ESQUEMA VACINAL - A vacina Pfizer pediátrica será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações, e tem especificidades como dosagem, composição, prazo de armazenagem, manejos para diluição e com orientação de insumos (seringas e agulhas) diferentes em relação ao imunizante para pessoas com mais de 12 anos. 

A vacina contra o coronavírus para crianças tem dosagem e composição diferente a da que é utilizada para maiores de 12 anos, com duas doses de 0,2 ml. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação, familiares ou responsáveis que levarão os pequenos para serem vacinados. 

DOCUMENTOS – No dia da vacinação é necessário que os pais ou responsáveis de todas as crianças estejam portando Cartão do SUS atualizado; Carteirinha de Vacinação e outros documentos da criança; Comprovante de Residência; Documento de Identificação Pessoal e o Termo de Vacinação devidamente assinado, que está disponível nos pontos de imunização indicados às crianças. 

Para as crianças com deficiência, o familiar ou responsável deve apresentar documento que comprove essa condição, como cartão-transporte da Urbs de isento para pessoa com deficiência; RG emitido a partir de 2019 com a indicação “Pessoa com Deficiência”; declaração do médico que acompanha a criança, no modelo disponível a esses profissionais pelo site do CRM-PR, com a indicação da Deficiência Permanente.

E, por fim, no caso dos pequenos que tiverem alguma comorbidade, deverá ser apresentada a declaração emitida pelo médico que os acompanha, em caso de acompanhamento de rede particular (modelo disponível para esses profissionais no site do CRM-PR), ou vouchers retirados na Unidade de Saúde mais próxima, se o acompanhamento for pela Rede Municipal de Quatro Barras.

ORIENTAÇÕES – Se a criança teve Covid-19, será necessário aguardar um período mínimo de 30 dias após o início dos sintomas ou da testagem positiva para o vírus. Além disso, se a criança recebeu qualquer vacina nos últimos dias, os pais ou responsáveis deverão aguardar 15 dias para que ela possa ser imunizada com a Pfizer.

Reforçamos que conforme Quatro Barras for recebendo novos lotes do imunizante pediátrico da Pfizer, a Secretaria Municipal de Saúde ampliará o calendário para a aplicação das doses nos grupos de crianças sem comorbidades, escalonando em ordem decrescente de idade, ou seja, de 11 para 5 anos de idade. O cronograma poderá ser acompanhado através das páginas oficiais da Prefeitura Municipal.