• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Representantes do poder público e sociedade elaboram novas propostas para a garantia de direitos da Pessoa com Deficiênc

 

Publicado em: 22/10/2021 17:53 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Família, e Educação realizam a 1ª conferência municipal sobre o tema
    
Quatro Barras sediou na última quarta-feira (20) a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Família, e Educação.
    
O evento, realizado na Escola Especial Joanna Valache, no bairro Itapira, teve como tema o "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais Justo e Inclusivo”, com quatro eixos temáticos de discussão.
    
Já na abertura, o prefeito Loreno Tolardo falou da importância de elaborar propostas, em conjunto com a sociedade, relacionadas aos direitos da pessoa com deficiência, visando a construção de um município mais justo e inclusivo. "Hoje é um momento especial, de somarmos forças, de colocarmos o poder público como um parceiro na garantia de direitos. Com esta meta conjunta vamos conseguir gerar qualidade de vida e inclusão", ressaltou Tolardo.
    
Além do prefeito, também fizeram parte da mesa o vice-prefeito Jarbas Mocelin; a secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, que deu as boas vindas aos participantes; a coordenadora da Educação Especial, Gleice Esperanceta, representando o secretário de Educação Fredinei Rodrigues; a vice-presidente do CMDPcD, Doraci de Souza; a diretora da Escola Especial, Vanessa Vieira dos Santos de Araújo; e a professora da PUC, especialista em Educação Especial, Dra. Maria Lucia Miyake Okumura; que ministrou a palestra "Tecnologia Assistiva", voltada à acessibilidade e inclusão social.
 
Após a palestra, divididos em grupos, os participantes elaboraram as propostas que serão enviadas para a conferência estadual. Também foram eleitos os novos membros do CMDPcD para o biênio 2021-2023 e o delegado que irá representar o município na etapa estadual.
    
"Costumo usar uma frase da presidente do conselho, dona Geni, que diz que 'o lugar da pessoa com deficiência é o lugar onde todas as outras demais estão'. Isto é inclusão. É essa bandeira que temos que levantar para que os direitos da pessoa com deficiência sejam garantidos e respeitados. Juntos vamos avançar muito. A conferência já é um marco neste sentido", destacou a vice-presidente do CMDPcD, Doraci de Souza.    

Escola Especial
Durante a conferência, também foram citadas as benfeitorias e investimentos realizados na Escola Especial Joanna Valache, além de outras que virão já na sequência. Além de nova pintura, a escola vai receber a cobertura da quadra e troca de pisos do Golf-7, além da ampliação das salas de aula.
    
"Esta escola é de fundamental importância para a sociedade. Quero parabenizar toda a equipe da direção e pedagógica pelo cuidado e capricho com estas instalações e principalmente o carinho e a dedicação com nossos alunos", disse o prefeito.  

Presenças    
Além das autoridades que compuseram a mesa, também estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Eduardo José Lago (Dudu); os vereadores Lucinéia Alves, Kayo Augustus e Edson dos Santos Paula (Negão); o secretário de TI e Comunicação, Luis Henrique Francisco; o superintendente da Subprefeitura do Jardim Menino Deus, Adelir Francisco de Oliveira; além de conselheiros, membros da sociedade e familiares de pessoas com deficiência.