• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Programa Conscientizar + mobiliza mulheres para prevenção do câncer de mama

 

Publicado em: 20/10/2021 16:59 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Programa Conscientizar + mobiliza mulheres para prevenção do câncer de mama

Crédito: Bruno Stier/PMQB

Parceria entre o Hospital Erasto Gaertner, que é referência no tratamento a pacientes com câncer, Prefeitura de Quatro Barras e Enaex Brasil reforça importância de ações conjuntas na Campanha Outubro Rosa
    
Uma unidade móvel do Programa Conscientizar +, do Hospital Erasto Gaertner, ofereceu ao longo desta terça-feira (19), no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, atendimento e orientações às mulheres na Praça Raulino Alves Cordeiro, no Centro de Quatro Barras. 
    
A ação é fruto da parceria entre o hospital, que é referência no atendimento a pacientes com câncer; a Prefeitura de Quatro Barras e a empresa Enaex Brasil. Nesta ação preventiva, poder público e iniciativa privada somam forças para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, do autoexame e de cuidados diários através da adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
    
"Na unidade móvel contamos com dois consultórios equipados e o atendimento de duas enfermeiras especializadas em oncologia. Ao chegar na unidade, a mulher recebe orientações de como fazer o autoexame corretamente, como identificar um nódulo de câncer, além de realizar uma triagem, se a paciente assim desejar. Em caso de suspeita, ela é encaminhada a um especialista", contou a Executiva de Negócios do Programa Conscientizar+, Tatiane Simonetto. 
    
Tatiane também fez um alerta quanto à necessidade de buscar informação e realizar o autoexame periodicamente, independente da idade da mulher. "O câncer de mama é mais comum em mulheres acima dos 40 anos, mas também atinge mulheres mais jovens. Por isso, é importante sempre estar atenta", disse ela.
    
A moradora do Jardim Patrícia, Marinalva Simeão, de 71 anos, buscou atendimento na unidade móvel do programa e se surpreendeu. "Recebi orientações aqui que nunca havia ouvido antes. Foi muito esclarecedor. Além de muito atenciosas, elas me orientaram como perceber os sinais e quando buscar ajuda", contou Marinalva.
    
Ana Zilda, de 45 anos, moradora do Jardim Orestes Thá, também elogiou a iniciativa. "Foi muito importante, pude tirar minhas dúvidas e saber como identificar qualquer sinal de alerta. No próximo sábado, já vou fazer meus exames", destacou ela. 
    
O prefeito Loreno Tolardo; a secretária de Saúde, Daniela Ribeiro; e o vereador Anderson Mendonça (Rato), que é parceiro na iniciativa, também estiveram no local conversando com a equipe do Programa Conscientizar +. Durante a visita à unidade móvel do Hospital Erasto Gaertner, Tolardo destacou a importância das ações preventivas. "Todo tratamento que ocorre de forma precoce tem mais chances de respostas positivas. Por isso, o cuidado com a saúde da mulher deve ser uma constante. Estamos todos juntos nesta causa", afirmou ele.
    
Ao longo do dia, vereadores e lideranças também acompanharam a mobilização da Campanha Outubro Rosa na praça central.

Conscientizar + nos bairros
Diante dos bons resultados da ação desta terça-feira, e das parcerias com a Prefeitura de Quatro Barras e da empresa Enaex Brasil, a unidade móvel do Programa Conscientizar + deve ter uma atuação estendida em Quatro Barras pelos próximos meses. A proposta é que o atendimento ocorra em diferentes regiões e bairros da cidade, contemplando moradoras de várias localidades.