Quatro Barras terá programação alusiva à Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama

Publicado em: 15/10/2021 16:20 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Campanha no município terá parceria com o Programa Conscientizar +, do Hospital Erasto Gaertner, além de caminhada, orientações ao público feminino e agendamento de mamografias e coleta de preventivos

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Em 2021, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que serão mais de 66 mil casos da doença. O risco se agrava em mulheres a partir dos 40 anos, fase em que se torna necessária a adoção de hábitos diários de prevenção, a exemplo do auto exame, e de consultas regulares ao ginecologista.

O tema de saúde pública repercute mundialmente neste mês e, em especial, no dia 19 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. A partir desta data, a Prefeitura Municipal de Quatro Barras, através da Secretaria de Saúde, vai promover ações integradas de conscientização e mobilização do público feminino, além de disponibilizar o agendamento de exames específicos para este grupo.

Através de uma ação conjunta com o Hospital Erasto Gaertner, considerado o maior centro de tratamento de câncer no Sul do Brasil, ao longo do dia 19, à partir das 9h, haverá na Praça Raulino Alves Cordeiro uma unidade móvel do Programa Conscientizar +, criado pelo hospital e que hoje conta com a parceria da Prefeitura de Quatro Barras e da empresa Enaex.

Nesta unidade serão oferecidas orientações sobre prevenção, tratamento e cuidados diários da mulher, além de uma forte sensibilização junto ao público feminino sobre a importância destas práticas para o diagnóstico precoce da doença, e entrega de brindes. Toda a ação será realizada de forma conjunta com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Também será disponibilizado, pela Prefeitura, o agendamento de mamografias e coleta de preventivos, dois exames essenciais para a saúde da mulher. As coletas de preventivo serão oferecidas já no dia 23 de outubro, sábado, nas Unidades de Saúde da Sede, Jardim Menino Deus, Borda do Campo (Pinheirinho) e Palmitalzinho, das 13h às 17h.

Na quarta-feira (27), a Secretaria de Saúde também promove a "Caminhada de Mulheres: Essa Luta é Nossa", às 16h30, no Parque do Lago. A atividade será acompanhada por um trio elétrico, a fim de mobilizar a população e incentivar hábitos de vida mais saudáveis. O evento é aberto a toda a comunidade.

A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro, disse que outubro simboliza o combate ao câncer de mama, e que as ações lembradas neste mês devem perdurar por todo o ano. "Este é um mês especial porque relembra todas as mulheres a importância da prevenção, de cuidar de si mesmas, de tirar um tempo para a sua saúde. Com estas ações integradas, queremos mostrar de fato como este cuidado pode fazer a diferença", destacou a secretária.

À favor da saúde da mulher, o prefeito Loreno Tolardo comentou sobre a iniciativa e as ações que iniciam no dia 19, enfatizando que o município soma forças nesta importante campanha de prevenção ao câncer de mama. "Esta é uma campanha voltada a todas mulheres, indistintamente. Estimular a prevenção é uma importante ação de saúde pública, é o cuidado com as mulheres, com seu bem-estar, sua saúde e qualidade de vida. Estamos engajados nesta causa", disse Tolardo.