Zoneamento e Plano Diretor são temas de reunião entre técnicos da Prefeitura e Comec

Publicado em: 27/08/2021 14:35 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Técnicos do Departamento de Controle e Ocupação Territorial – DCOT, e do Departamento de Planejamento – DPLAN da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) estiveram reunidos nesta quinta-feira (26) com o secretário de Planejamento Urbano e Obras de Quatro Barras, Cleverson Santos Fortes, e técnicos da secretaria para tratar sobre demandas nas áreas de ordenamento territorial e sobre o Plano Diretor.

As visitas técnicas da Comec aos municípios passaram a ser incorporadas, especialmente durante o período de pandemia, para aproximar as entidades, fortalecendo a parceria nas tratativas relacionadas ao uso e ocupação do solo, através de um trabalho integrado entre Prefeituras e Comec.

O secretário de Planejamento Urbano e Obras, Cleverson Santos Fortes, explica que por Quatro Barras deter 100% de seu zoneamento e uso do solo em áreas de mananciais, a legislação quanto ao ordenamento territorial é regida por decreto estadual e coordenada pela Comec, que consiste no órgão metropolitano responsável pelo tema.

Um dos assuntos tratados durante o encontro foi a Revisão do Plano Diretor, encaminhada em dezembro do ano passado à Comec e à Câmara Municipal de Quatro Barras. Segundo os técnicos, a análise preliminar do órgão quanto ao plano deve ser enviada em breve à Prefeitura.

Participaram da reunião os arquitetos do Departamento de Controle e Ocupação Territorial e do Departamento de Planejamento da Comec, Eloir Alberti Júnior, Alessandra Luccas e Ana Negoseki; e os técnicos municipais da Prefeitura, Suzana Aguiar Miró Medeiros e Edson Busnardo.