• (41) 3671-8800
  • Seg. √† Sex. 8h00 √†s 12h e 13h30 √†s 17h30

Dia mais que aguardado: retomada das aulas no sistema híbrido está prevista para o dia 26

 

Publicado em: 19/07/2021 13:11 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Reencontro entre aluno e escola marca o início de uma nova fase para a Educação e também para as famílias. Momento de restabelecer o processo de aprendizagem e de retomar, aos poucos, o convívio entre as crianças
     
Os benefícios do ensino presencial vão além dos avanços na aprendizagem. Eles dizem respeito a um processo de interação, convivência e compartilhamento que agrega conhecimentos específicos para o aluno. Há mais de um ano sem poder vivenciar o dia a dia das escolas, chega agora o momento mais aguardado para as crianças: a retomada das aulas.
    
Este novo marco para a Educação e também para as famílias acontece com base em um planejamento que vem sendo realizado desde o início do ano, envolvendo todos os profissionais da Educação, e considerando outro fator também importante: o avanço da vacinação. Esta junção de fatores levou o Comitê Multidisciplinar de Retorno às Aulas Presenciais, da Secretaria Municipal de Educação, a optar pelo retorno do ensino, no modo híbrido, já no próximo dia 26 de julho. 

Entenda como funcionar√° o processo de retomada
A retomada do ensino presencial ocorrer√°, neste primeiro momento, para alunos dos 5¬ļ anos, j√° autorizados pelos pais atrav√©s de termo de responsabilidade. A Secretaria de Educa√ß√£o explica que a escolha destas turmas ocorreu de comum acordo entre secretaria e diretores das institui√ß√Ķes, em virtude da transi√ß√£o dos alunos para o 6¬ļ ano e da aplica√ß√£o da prova do SAEB que ser√° realizada neste ano, a n√≠vel nacional. O SAEB - Sistema Nacional de Avalia√ß√£o da Educa√ß√£o B√°sica - consiste num conjunto de avalia√ß√Ķes para fornecer um diagn√≥stico da educa√ß√£o b√°sica no Brasil.¬†
    
As demais turmas irão retornar gradativamente às salas, conforme cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Educação. Este calendário será previamente comunicado às famílias, levando em consideração a evolução do quadro epidemiológico do município. Cabe ressaltar que caberá aos pais a escolha pelo modelo de ensino aplicado a seus filhos. 
    
O modo de ensino h√≠drido consistir√° em aulas presenciais e remotas, em semanas alternadas. As aulas presenciais ser√£o ministradas por professores de todas as disciplinas, como L√≠ngua Portuguesa, Matem√°tica, Ci√™ncias, Hist√≥ria, Geografia, Arte, Ensino Religioso e Educa√ß√£o F√≠sica. Nas atividades realizadas de forma remota, ou seja, em casa, os alunos receber√£o suporte e orienta√ß√Ķes dos professores de Apoio Pedag√≥gico.¬†
    
Os alunos, cujos pais optarem exclusivamente pelo sistema remoto, tamb√©m receber√£o orienta√ß√Ķes dos professores de Apoio Pedag√≥gico. O desenvolvimento das atividades seguir√° o planejamento j√° elaborado pela Secretaria Municipal de Educa√ß√£o, em conjunto com as equipes pedag√≥gicas e professores das escolas, com base nos Cadernos de Atividades e no Livro Did√°tico do aluno.

Cuidados e protocolos de sa√ļde
Ao retornar √†s escolas, os alunos ser√£o orientados sobre os protocolos de sa√ļde que passar√£o a fazer parte do seu dia a dia. Medidas como a higieniza√ß√£o das m√£os, pr√°ticas de distanciamento, entre outros procedimentos, ser√£o previamente indicados.¬†
    
O Protocolo de Atividades Presenciais, que deverá ser seguido tanto por alunos como por profissionais da rede municipal de ensino, prevê, por exemplo, o uso obrigatório de máscaras, uso de álcool em gel, tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, aferição de temperatura, entre outros. 
    
O protocolo também prevê o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras nas salas de aula e a divisão dos alunos por grupos, de forma que o comparecimento às escolas ocorra em semanas alternadas, de acordo com a demanda da turma. Além disso, cada instituição também terá uma Comissão Local, formada pela comunidade escolar, que acompanhará todo o processo de retorno das aulas.

Transporte escolar
O transporte escolar municipal ser√° oferecido aos alunos e seguir√° as orienta√ß√Ķes de cuidados e higieniza√ß√£o previstas no Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais. A Secretaria Municipal de Educa√ß√£o, no entanto, recomenda aos pais ou respons√°veis que possuam transporte pr√≥prio a conduzir o aluno √† escola, caso seja poss√≠vel.
    
"Todas as escolas foram preparadas de maneira bastante prudente para este retorno gradual dos alunos, desde a elaboração do trabalho pedagógico, setorização de ambientes, kits de higiene e proteção, fornecimento de alimentação e transporte escolar. Nossas equipes estão prontas para a retomada, com segurança para alunos, familiares e profissionais de ensino", disse o secretário de Educação, Fredinei Rodrigues. 

Pais poderão optar pelo sistema híbrido ao longo do ano
A definição pelo método de ensino, se híbrido ou remoto, já foi apontada por muitos pais ou responsáveis, o que não impede que sua decisão mude ao longo do ano. Os pais que neste momento optaram pelo ensino remoto e que, porventura, desejarem que seus filhos passem a integrar o sistema híbrido poderão fazê-lo.
    
A Secretaria de Educação orienta aos pais que procurem a direção da escola e assinem o termo de responsabilidade para inserção no sistema híbrido. Diante desta demanda, a instituição irá reorganizar as escalas dos alunos para que, os que assim optaram, também sejam inseridos neste modelo.

Capacitação e preparação final
Nesta semana que antecede o retorno √†s aulas acontece a prepara√ß√£o final dos educadores. Nesta segunda-feira (19), cerca de 300 professores da rede municipal de ensino participaram de duas capacita√ß√Ķes.¬†
    
Pela manh√£, eles acompanharam a palestra virtual com a psic√≥loga Camila Wippel, servidora que integra o quadro da Prefeitura, sobre o tema "Educa√ß√£o, Desafios e Possibilidades". Nesta palestra foram abordadas orienta√ß√Ķes sobre o momento de retomada, a import√Ęncia do acolhimento dos alunos e as novas rotinas e adapta√ß√Ķes necess√°rias frente a esse per√≠odo de distanciamento entre crian√ßas e escolas.
    
No per√≠odo da tarde foi realizada tamb√©m uma palestra virtual com a representante do Setor de Vigil√Ęncia em Sa√ļde da Prefeitura, Juliana Dequeche, que apresentou o tema "Identifica√ß√£o de casos de Covid-19 em institui√ß√Ķes de ensino no Estado do Paran√°", tendo como base um protocolo estadual com orienta√ß√Ķes, recomenda√ß√Ķes e medidas de seguran√ßa a serem adotadas nas escolas.¬†

A família neste processo
Além dos protocolos, cuidados e do planejamento pedagógico, a Secretaria de Educação também destaca outro ponto imprescindível para esta nova fase que inicia: o acompanhamento, de perto, de pais, avós ou familiares. A reaproximação dos alunos com a escola deve ser um processo de acolhimento, de atenção e de carinho. Mais do que nunca a presença da família neste retorno é peça chave para que a criança volte a se familiarizar com o espaço e a rotina escolar. 
    
Diante do processo de retomada, o prefeito Loreno Tolardo disse que o momento √© de satisfa√ß√£o. "Como gestor, presenciar este momento de retorno, de receber novamente as nossas crian√ßas nas escolas, √© um misto de satisfa√ß√£o e otimismo. Trabalhamos muito para isso, seja no combate efetivo √† pandemia, seja no planejamento da nova log√≠stica e organiza√ß√£o dentro dos espa√ßos escolares, sempre com o compromisso de zelar pela sa√ļde dos nossos alunos e educadores. De forma segura, respons√°vel e gradual, agora daremos novamente as boas vindas √†s nossas crian√ßas", comemorou o prefeito.