• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras terá programa específico para crianças autistas

 

Publicado em: 11/06/2021 11:10 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Quatro Barras terá programa específico para crianças autistas

Iniciativa visa capacitar familiares e cuidadores de crianças com autismo, através de parceria inédita entre o Instituto Ico Project e a Secretaria Mu

Pensando na qualidade do desenvolvimento de crianças autistas, a Prefeitura de Quatro Barras firmou nesta semana uma parceria com o Instituto Ico Project, uma ong criada para auxiliar familiares e cuidadores de crianças autistas em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. 
    
O instituto coordena e implanta a versão brasileira do Programa CST (Caregiver Skills Training) - Programa Internacional de Capacitação de Familiares e/ou Cuidadores de Crianças com Atraso no Neurodesenvolvimento/Autismo, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em colaboração com a Fundação Americana Autism Speaks.  O programa foi desenvolvido como projeto piloto em Curitiba e chega de forma pioneira à Região Metropolitana, em Quatro Barras, como auxílio às famílias e com o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento das crianças autistas.
    
No município, o programa ocorrerá através de uma parceria inédita com a Secretaria Municipal de Educação. O instituto aplicará inicialmente treinamento para as famílias ou cuidadores das crianças, que efetivamente acompanham seu dia a dia. Num segundo momento, o programa prevê a capacitação de servidores municipais que já compõem o quadro da Prefeitura, para se tornarem multiplicadores, repassando técnicas e conhecimentos para familiares e cuidadores das crianças.
    
A etapa inicial terá duração de três meses e nove encontros com familiares das crianças, realizados de forma virtual, como medida preventiva diante da pandemia. 
    
A implantação do programa é resultado da parceria firmada na última terça-feira (8), quando o prefeito Loreno Tolardo esteve reunido com a fundadora do instituto, Elyse Matos, por intermédio do vereador Kayo Augustus, que conheceu a iniciativa e tornou-se incentivador do programa. O secretário de Educação, Fredinei Rodrigues, e o secretário de Governo, Frederico Bernardi, também acompanharam o encontro, para conhecer de que forma se dará a implantação do projeto.

Benefícios    
Segundo a fundadora do instituto, a metodologia aplicada destina-se a crianças dos 2 aos 9 anos e segue parâmetros e evidências científicas, em que os benefícios no desenvolvimento das crianças é efetivamente comprovado, em múltiplos aspectos, seja na criação de rotinas, comunicação, engajamento, no estímulo a novas habilidades e na capacidade de lidar com comportamentos. Ela explica que além de eliminar estigmas em relação ao autismo através do conhecimento e capacitação, o programa coloca a família como protagonista do tratamento de seus filhos. 
    
Quatro Barras hoje registra 33 crianças autistas em seu território. Para o prefeito Loreno Tolardo, o programa pode dar nova luz no desenvolvimento e na qualidade de vida das crianças. "É um programa inclusivo, que agrega poder público, ong e famílias na busca por um desenvolvimento cada vez mais efetivo das crianças autistas, possibilitando a elas uma oportunidade de acompanhamento inédita, bem como um suporte importante para seus familiares. A inclusão só acontece mesmo quando todos os segmentos dão as mãos", disse o prefeito. 
 


Imagens