Prefeitura reestrutura chácara onde são mantidos animais para adoção, visando bem-estar animal

Publicado em: 01/06/2021 17:29 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

A chácara administrada pela Prefeitura Municipal de Quatro Barras, que mantém animais resgatados em ações de fiscalização contra maus-tratos, vem recebendo uma série de benfeitorias a fim de oferecer todas as condições de vida e bem-estar aos animais.

Localizado na área rural do município, o espaço recebeu melhorias como a pavimentação de pisos, novos abrigos elevados que protegem contra a umidade e facilitam a limpeza e manutenção diária dos canis, reforma e adequação de alambrados de proteção e a ampliação do sistema de tratamento de dejetos, uma medida importante no que diz respeito à responsabilidade ambiental. Também foram realizadas adequações na jardinagem e disponibilizados novos comedouros e bebedouros.

O fornecimento de ração aos cães segue uma logística determinada. Armazenados no almoxarifado central da Prefeitura, os sacos de ração são enviados periodicamente ao almoxarifado local, que também recebeu ações de revitalização.

Todas as medidas adotadas no espaço, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visam garantir a sanidade dos animais, de forma que recebam as melhores condições de vida até que sejam adotados. Para isso, além da estrutura física disponibilizada, a unidade dispõe de um responsável técnico médico veterinário.

Custeio
O custeio das ações na chácara é realizado integralmente pela Prefeitura, que é responsável pela tutela dos cães até as campanhas efetivas de adoção. Só nas duas últimas ações de fiscalização, o espaço recebeu cerca de 135 animais, via ação cível. As ações foram coordenadas pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), com supervisão do delegado Matheus Laiola.

Visitas técnicas
A fim de averiguar a estrutura e as condições de vida oferecidas aos animais, em maio, algumas visitas técnicas foram realizadas à chácara, entre elas a do promotor de Justiça do Ministério Público, Fellipe José Gehr e de uma equipe técnica de médico veterinários.

Em virtude da pandemia, as visitações ao espaço estão limitadas, porém pessoas interessadas em adotar os cães poderão agendar uma visita através do e-mail: [email protected].

Castramóvel
Também importante na área de controle animal, o castramóvel em breve estará operando. Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, hoje a Prefeitura tramita processos de licitação de suprimentos e corpo técnico para operação da unidade, que auxiliará nas ações dedicadas à área animal.

O prefeito Loreno Tolardo disse que a Prefeitura já detém um projeto e um plano específico relativo à proteção e defesa animal, e que as ações de benfeitorias na chácara são apenas o início do tratamento do tema. "Estamos cientes da responsabilidade que este tema requer. A causa animal terá atenção por parte do nosso governo, este é um compromisso que assumimos", destacou Tolardo, durante visita ao espaço na última semana.