• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente são definidos durante conferência

 

Publicado em: 28/05/2021 15:06 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, para definir os novos membros do conselho e também discorrer sobre as atribuições que competirão aos conselheiros, relacionadas às políticas ambientais, de sustentabilidade, destinação de resíduos e preservação da biodiversidade local.
    
Com participação ativa de vários segmentos, a conferência contou com 30 votantes, que estabeleceram a nova composição do conselho: como membros titulares foram eleitos representantes do Instituto Água e Terra e Companhia de Saneamento do Paraná (segmento da administração pública estadual ou federal); Associação de Moradores da Serra da Baitaca - AMO Baitaca, Centro de Estudos Budistas Bodisatva - CEEB Sukhavati, Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança - CONSEG/QB e Cooperativa dos Agricultores de Quatro Barras (segmento dos setores organizados da sociedade); Instituto Caminho do Meio Graciosa - ICM Graciosa e Federação Paranaense de Montanhismo – FEPAM (segmento das entidades civis de Defesa de Meio Ambiente e/ou Educação Ambiental); e Universidade Federal do Paraná - UFPR (segmento de entidades de Ensino Médio ou Superior).
    
Atuarão como suplentes representantes das entidades citadas, e a suplência do segmento dos setores organizados da sociedade será composta por representantes da Associação de Amigos e Mulheres – AMES, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PR, Reserva Ambiental Nascentes do Tigre – RANT e Centro de Estudos Políticos e Integração Comunitária Serra Mestra. As entidades terão até o próximo dia 4 de junho para divulgar o nome de seus representantes. 
    
A conferência foi realizada com transmissão virtual pela plataforma Google Meet e contou com a presença do Chefe de Núcleo da Divisão de Resíduos Sólidos do Instituto Água e Terra, Fernando Bunn. Os participantes do evento agora receberão certificados de participação.
    
Segundo a diretora de departamento da SMMAA, engenheira ambiental Thayoná Souza de Oliveira, o Conselho de Meio Ambiente é uma peça fundamental na gestão pública. "O Poder Executivo necessita de entidades de diversos seguimentos que defendam a causa ambiental para assessorar em situações ambientais, em prol de um desenvolvimento municipal ordenado e sustentável. Acredito que a participação maciça das entidades na Conferência foi um indicador de que a sociedade está realmente preocupada com as questões ambientais, tendo a consciência de que é sim necessária a preservação de nossos recursos naturais para a existência humana", destacou ela.