Vacinação contra a Covid-19: Quatro Barras ultrapassa a marca de 5 mil doses aplicadas

Publicado em: 17/05/2021 17:16 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Com intenso trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, o Plano Municipal de Vacinação de Quatro Barras vem avançando com planejamento e celeridade, a cada novo lote de vacinas disponibilizadas pelo Governo do Estado. Até a última sexta-feira (14), 5.257 doses já haviam sido aplicadas em moradores da cidade.

Deste total, 3.524 pessoas receberam a primeira dose e 1.733 pessoas receberam a segunda dose do imunizante, completando o esquema vacinal. A estes grupos pertencem profissionais da Saúde, pessoas que residem em instituições de longa permanência, idosos acima dos 60 anos, e pessoas de 52 anos ou mais que apresentam comorbidades e que, portanto, também integram os grupos prioritários.

Nesta segunda-feira (17), o cronograma de vacinação deu mais um passo importante. Além de imunizar pessoas de 50 anos ou mais com comorbidades, equipes da Secretaria de Saúde iniciaram a vacinação de professores da rede pública ou particular, de 55 a 59 anos, abrindo um novo grupo de profissionais imunizados.

A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, disse que Quatro Barras tem dado prioridade à execução do Plano Nacional de Imunização e que cada avanço é sinônimo de conquista para a equipe. "Sabemos que há um longo trabalho pela frente, mas nossa equipe está unida e mobilizada para prestar o melhor atendimento à população, conforme o prefeito Tolardo nos pede diariamente", afirmou a secretária.

Vacinas recebidas, próximos grupos
Até o momento, Quatro Barras recebeu 6.298 doses, tanto para a primeira quanto para a segunda aplicação. Duas novas datas para a revacinação já estão confirmadas: nesta terça-feira (18) para idosos com 84 anos ou mais que receberam a primeira dose da vacina Oxford e no dia 26 de maio para idosos com 82 anos ou mais que também receberam o imunizante.

Segundo o Setor de Epidemiologia da Prefeitura, a vacinação dos grupos com comorbidades também avança em datas sequenciais. Nesta quarta-feira (19) será a vez das pessoas com 46 e 47 anos, com comorbidades. A expectativa da SMS, segundo a chefe do Setor de Epidemiologia, Fernanda Gruchouskei, é que a vacinação contemple até o dia 4 de junho todos os grupos com comorbidades até o 18 anos de idade.

O prefeito Loreno Tolardo disse que uma grande força tarefa tem sido realizada diariamente pelas equipes de Saúde para agilizar procedimentos e dar máxima celeridade à aplicação das doses. "Nossa equipe está bastante engajada em todas as etapas de combate à pandemia, desde o atendimento a pacientes sintomáticos, às ações de testagem em massa, a aplicação de vacinas em novos grupos, as campanhas de revacinação, a produção de vouchers de vacinação para pessoas com comorbidades, enfim, um grande trabalho cujo objetivo principal é salvar vidas", destacou Tolardo.