Ação de castração atende mais de 60 animais na região do Ribeirão do Tigre

Publicado em: 08/05/2024 15:44 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

No último sábado (4), a região do Ribeirão do Tigre recebeu uma ação em prol do bem-estar animal. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal coordenou um mutirão de castrações de cães e gatos, com a proposta de reduzir as taxas de abandono e maus-tratos, e também atuar no controle populacional dos animais nas regiões mais afastadas.

Com uma estimativa de público de aproximadamente 130 pessoas, o evento registrou um total de 84 animais cadastrados, dos quais 66 foram castrados. Esses números refletem o compromisso da comunidade em promover a saúde e o bem-estar dos animais de sua região.

A ação foi realizada com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, com a prestação de serviços da clínica Clinicão, que realizou os procedimentos cirúrgicos, fornecendo orientações e medicamentos aos animais castrados. O mutirão também contou com a parceria do Pesqueiro do Kito (Mercearia do Isaque), que cedeu espaço à iniciativa.

Para garantir o sucesso das castrações, uma infraestrutura adequada foi montada, incluindo fichas de cadastro, orientações, leitor de Microchip, Castramóvel (Pet Joinha), gaiolas de transporte de animais, veículos e materiais cirúrgicos e de esterilização.

O secretário da pasta, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto, avaliou a ação de forma bastante positiva. “É uma reivindicação dos moradores da área rural e também uma orientação do prefeito Loreno Tolardo, de atuar no controle populacional dos animais. O prefeito nos pede o desenvolvimento destas ações”, afirmou o secretário.

Cada animal castrado foi também microchipado e medicado. Alguns animais cadastrados, que não puderam ser atendidos devido à necessidade de procedimentos - como o jejum obrigatório - permanecerão em cadastro para futuras ações de castração.