SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE A 1ª FESTA DAS REGIÕES BRASILEIRAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE A 1ª FESTA DAS REGIÕES BRASILEIRAS


Publicado em: 17/09/2019 10:37 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE A 1ª FESTA DAS REGIÕES BRASILEIRAS

Fotos: Maurício Dornelles / PMQB

Nessa sábado, 14, a Secretaria Municipal de Educação de Quatro Barras promoveu a 1ª Festa das Regiões Brasileiras, no pátio da Secretaria.

            As sete escolas municipais estiveram presentes no evento, expondo conteúdos. Para promover a mostra, cada escola trabalhou uma das cinco regiões brasileiras durante um semestre letivo de forma interdisciplinar. Aspectos culturais, história, geografia e literatura foram abordados na exposição, que contou também com barracas de comidas típicas e apresentações culturais.

            Todas as turmas das Escolas participaram da preparação dos conteúdos, desde o Infantil 4 até o 5º ano. Conforme relata a Professora Angela Maria Crupaná Simão, regente do 5ºano B, da Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern, “ As crianças adoraram participar das atividades diferenciadas, principalmente pequisando sobre as brincadeiras regionais. Descobriram assim que as crianças do sudeste adoram bricar de bambolê, bola de gude, peteca, pula corda, pé de lata e biboquê”. Para ilustrar essa mostra, além da pesquisa, os alunos confeccionaram os brinquedos e produziram textos de comunicação e linguagem, com manual de instruções de ‘como brincar’ com cada material pesquisado e produzido, evidenciando assim o sucesso da proposta.

            As regiões sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte foram  alvo das pesquisas e das apresentações. A região norte, por exemplo, trouxe além do artesanato indígena, da riqueza da biodiversidade, das características das sua festas populares, também a preocupação, em forma de maquete, com os incêndios florestais que consomem parte da floresta amazônica atualmente e, além disso, trouxe alertas sobre a biopirataria.

            Para a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Leila Busnardo, “Essa festa é a celebração de uma proposta bastante feliz. Todas as nossas escolas aderiram e, com isso, muito conteúdo e conhecimento foi gerado de forma interdisciplinar. Além disso, com a mostra sendo realizada de forma concomitante, cada Escola pode conhecer o trabalho realizado nas outras Escolas, enriquecendo ainda mais a nossa festa”.

            Para facilitar o deslocamento para o local, a Prefeitura disponibilizou transporte aos seus alunos e familiares, para que todos pudessem prestigiar esse evento educacional.

            É a Prefeitura Municipal trabalhando pela integração da escola e da família no processo pedagógico, despertando a curiosidade e produzindo conhecimento para os alunos da rede municipal de ensino de Quatro Barras.

 


Leia também

Coordenadoria de Controle Interno

Quatro Barras tem contas de 2018 aprovadas pelo TCE

16/10/2019 09:44

Secretaria Municipal de Educação

Programação diferente no mês das crianças nas Escolas e CMEIs.

11/10/2019 16:32

Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude

Bolsa Atleta 2020

07/10/2019 17:51

Secretaria Municipal de Ordem Pública

OPERAÇÃO SINERGIA - QUATRO BARRAS

07/10/2019 15:31