• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

História

____             Quatro Barras guarda em sua história e em seu território os primeiros caminhos do Paraná. Por mais de cem anos, a região esteve dividida entre Curitiba, Campina Grande do Sul e Piraquara, até que em 09 de novembro de 1961, com a Lei n° 4.338/61, o município foi oficialmente criado. O nome da cidade se refere às barras dos rios Canguiri, Timbu, Bracajuvava e Capitanduva. Com área de 169,47 km² e 37 bairros, o município conta com uma população de aproximadamente 22 mil habitantes, formada predominantemente por italianos, portugueses, poloneses e alemães.

________ ________ ________

Perfil Quatro Barras

___

Quatro Barras é um dos 29 municípios que integram a Região Metropolitana de Curitiba. Sua economia é voltada ao setor produtivo e à indústria limpa, já que a cidade está localizada em Área de Preservação Ambiental. A atividade industrial de maior escala diz respeito às fábricas fornecedoras para o ramo automotivo, e as expectativas de desenvolvimento hoje concentram em um novo Parque Logístico. Outras atividades também devem ser destacadas como o setor de serviços e o turismo.

____

Dados do município:

Data de fundação: 9 de novembro de 1961
Área: 169,47 km2
Clima: Subtropical
Altitude: 936 metros
Feriados municipais: 20 de Janeiro - Dia de São Sebastião
9 de Novembro - Aniversário do Município
Distâncias: Curitiba - 28 km
Paranaguá (Porto) - 102 km
São José dos Pinhais (Aeroporto) - 32 km
No que diz respeito à qualidade de vida, em 2013 Quatro Barras foi considerada a cidade com o melhor Índice de Bem-Estar Urbano da RMC, segundo levantamento realizado pelo Observatório das Metrópoles, que avaliou quesitos como mobilidade urbana, infraestrutura, atendimento de serviços coletivos, condições habitacionais e ambientais.

Símbolos Municipais

__

__

Brasão de Armas

__

Bandeira Municipal


O Brasão de Armas foi criado pelo professor Sebastião Ferrarini, em 1984. Em sua parte superior a coroa em tom prata simboliza a autoridade municipal. Logo abaixo, no lado esquerdo, o Morro do Anhangava lembra o granito, importante fonte de renda para seus moradores. Ao seu lado, brilha o sol que nasce atrás da Serra do Mar. Abaixo deles há duas referências históricas: o pinheiro que Dom Pedro II admirou em sua passagem pela Estrada da Graciosa e a primeira indústria a vapor do Paraná, criada em Quatro Barras. Entre eles, as flechas simbolizam o padroeiro do município, São Sebastião. Em seus lados, o ramo de erva-mate , à esquerda, e o de pinheiro, à direita, simbolizam os ciclos econômicos da erva-mate e da madeira. Na faixa vermelha, abaixo do nome Quatro Barras, as datas remetem à passagem de Dom Pedro II pela região e à emancipação que deu origem ao município em 1961.


A bandeira de Quatro Barras tem, em seu centro, o brasão do município. Cruzando seu centro, no sentido horizontal e vertical, duas faixas amarelas simbolizam a maturidade, a nobreza, a magnitude e a riqueza. O verde na parte de cima é símbolo da fé, da esperança, da liberdade e pujança da natureza, que cobre boa parte de seu território. O azul na parte de baixo simboliza a justiça, a verdade, a lealdade e a beleza.


________ ________ ________

Hino de Quatro Barras

 

Letra e música de Sebastião Lima 
Foi no dia nove de novembro,
que nascente oh, querido torrão!
Com orgulho esta data eu relembro,
porque a tenho dentro de meu coração.

O teu filho lutador e varonil,
viu uma nova estrela nascer,
a iluminar os céus do Brasil,
Quatro Barras, és meu bem querer

Quatro Barras, terra querida,
outra mais linda eu juro não há.
Quatro Barras és minha vida,
jóia rara do Paraná.

Quatro Barras que eu amo tanto, 
e proclamo com imenso prazer,
que sou filho deste recanto,
que por ele eu hei de viver.

Quatro Barras o teu chão é valoroso,
onde brotam riquezas sem par,
já surgiste com destino venturoso,
dos que nascem para triunfar.

São Sebastião, o nosso padroeiro,
nos ampare e nos dê proteção,
que este solo seja sempre um celeiro,
onde exista só paz e união.